Agentes de Controle
Você está na Área dos Agentes de Controle de Dopagem. Reunimos, aqui, as informações para você mergulhar no mundo antidopagem. Aqui você vai ter acesso a vídeos, materiais educativos, notícias, tudo selecionado especialmente para você. Esperamos que no final de sua busca você entenda que antidopagem vai muito além de uma ação contra as drogas. É uma batalha constante a favor da ética esportiva. Somos contra comprar resultados, fraudar, destruir sonhos. O nosso dever é proteger o atleta que compete com justiça. Dê um passo à frente: junte-se a nós na Luta Contra a Dopagem no Esporte.

DCO

O Oficial de Controle de Dopagem é também conhecido pela sigla em inglês DCO. Vem de Doping Control Officer. É ele que coordena e faz a coleta de amostras do atleta. A ABCD adotou que seus DCOs são profissionais da área de saúde. Mas só isso não basta. Ele precisa ter recebido treinamento adequado e certificação para exercer sua função.

E depois de treinado, ele pode testar o atleta, quando quiser? Claro que não! O DCO só pode fazer uma coleta de amostras quando autorizado por uma Autoridade de Teste. Essa autoridade delega, portanto, a responsabilidade ao DCO, para que ele possa coordenar e executar a coleta de amostras do atleta. Tudo isso, de acordo com o que está no Código Mundial Antidopagem.

Agora sim o DCO pode cumprir com seu papel.


Autoridade de Teste é um Signatário do Código Mundial Antidopagem, como o Comitê Olímpico Internacional, Comitê Paralímpico Internacional, outras Organizações de Grandes Eventos que realizam testes em seus eventos, Agência Mundial Antidopagem – WADA-AMA, Federações Internacionais e Organizações Nacionais Antidopagem

Voltar

 

 
Notícias
Vídeos
 
 

Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD
Setor de Indústrias Gráficas - SIG, Quadra 04, lote 83
Bloco C, 2º andar, sala 201
Condomínio Capital Financial Center
70610-440 - Brasília DF
Tel: +55 61 3429 6919
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

© 2014 Ministério do Esporte. Todos os direitos reservados.