Notícias
Você está na seção de Notícias da Central de Mídia. Aqui você encontra notícias e reportagens sobre a antidopagem no esporte e sobre as ações da ABCD

ABCD na Copinha 2015

A ABCD – Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem marca presença na 46ª Copa São Paulo de Futebol Júnior – 2015, que teve início no dia 3 de janeiro. No total, 104 times de 23 diferentes estados brasileiros, somando 2500 atletas de 16 a 20 anos passam pela Copinha.

O evento é dividido em seis fases. Os Controles de Dopagem tiveram início nas Oitavas de Final. Até o momento, 32 testes foram realizados nas cidades de São José do Rio Preto, Osasco, Bauru, Barueri, São José dos Campos, Limeira e Taubaté. Tudo de acordo com os padrões e normas da Agência Mundial Antidopagem – WADA-AMA.

As Quartas de Final começam nesta terça-feira (20.01). Até a Grande Final no Pacaembu, marcada para acontecer no próximo domingo (25.01), aniversário da cidade de São Paulo, os Controles de Dopagem seguirão as mesmas regras: dois atletas de cada equipe são sorteados. Os atletas selecionados são acompanhados até a Estação de Controle de Dopagem para fazer a coleta das amostras. As amostras são enviadas para análise em um laboratório acreditado pela WADA-AMA.

Muitos atletas que estão nessas competições, no entanto, nunca precisaram passar por um Controle de Dopagem e estão sendo submetidos pela primeira vez ali, na Copinha. Pensando nisso, a ABCD criou um material educativo, explicando como funciona todo o processo, para que os atletas sejam informados e entendam a importância do Controle de Dopagem.  A ação da ABCD foi articulada em parceria com a Federação Paulista de Futebol – FPF.

(Para saber o passo a passo de como é feito um Controle de Dopagem, clique aqui)

Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD
Setor de Indústrias Gráficas - SIG, Quadra 04, lote 83
Bloco C, 2º andar, sala 201
Condomínio Capital Financial Center
70610-440 - Brasília DF
Tel: +55 61 3429 6919
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

© 2014 Ministério do Esporte. Todos os direitos reservados.