Notícias
Você está na seção de Notícias da Central de Mídia. Aqui você encontra notícias e reportagens sobre a antidopagem no esporte e sobre as ações da ABCD

Começou a 5ª Jornada ABCD voltada para Oficiais de Coleta de Sangue

A segunda turma da 5ª Jornada ABCD de Formação para a Luta Contra a Dopagem no Esporte teve início nesta terça-feira (9.12), em São Paulo, na Federação Paulista de Futebol – FPF. O curso voltado para Oficiais de Coleta de Sangue – BCO (na sigla em inglês) teve 13 convidados.

O encontro começou com a palestra de abertura do Secretário Nacional para a ABCD – Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem sobre o papel da ABCD e o Sistema Internacional que regula a Luta Contra a Dopagem no Esporte. Como na primeira turma, os participantes tiveram, ao longo do dia, curso teórico e prático de Coleta de Sangue para Controle de Dopagem. O conteúdo foi todo baseado no Padrão Nacional para Testes e Investigações estabelecido pela Agência Mundial Antidopagem – WADA-AMA.

O professor da Faculdade de Medicina da USP, André Pedrinelli, que é responsável pela cadeira de medicina no Esporte e tem longa experiência no Controle de Dopagem fez parte da segunda turma da 5ª Jornada ABCD. Veja o que ele achou do encontro:

“É sempre muito importante essa questão educacional do Controle de Dopagem. A formação de Oficiais de Controle de Dopagem e de todas as pessoas envolvidas nessa questão era uma área sempre muito carente no Brasil. A vertente educacional do Controle de Dopagem é muito importante. Acho que atitudes como esta da ABCD, de formar seu próprio corpo de oficiais, é extremamente importante. Nós temos um país que é continental e temos muitas modalidades esportivas que não o futebol e que precisam da mesma atenção”.

Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD
Setor de Indústrias Gráficas - SIG, Quadra 04, lote 83
Bloco C, 2º andar, sala 201
Condomínio Capital Financial Center
70610-440 - Brasília DF
Tel: +55 61 3429 6919
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

© 2014 Ministério do Esporte. Todos os direitos reservados.