Notícias
Você está na seção de Notícias da Central de Mídia. Aqui você encontra notícias e reportagens sobre a antidopagem no esporte e sobre as ações da ABCD

Agência Mundial Antidopagem firma acordo de cooperação com Laboratório Pfizer


A Agência Mundial Antidopagem – AMA ou WADA, na sigla em inglês, anunciou, no dia 3 de dezembro, a assinatura de um acordo global com o Laboratório Pfizer para compartilhamento de informações sobre produtos em produção com potencial para serem utilizados como dopagem no esporte.

Sobre a Parceria
A AMA vai fornecer à Pfizer informações sobre substâncias que estão sendo utilizadas de forma incorreta por atletas. O Laboratório Pfizer está criando uma equipe que vai trabalhar com a AMA para executar uma revisão formal dos processos científicos de Pesquisa e Desenvolvimento com o objetivo de colaborar na identificação, o mais rápido possível, de drogas com potencial de utilização como dopagem no esporte. Este trabalho inclui as revisões já em andamento. Serão avaliadas as semelhanças de características farmacológicas existentes nas substâncias já produzidas que provocam ganho de desempenho e analisado como elas agem no corpo humano. O estudo vai avaliar tanto as substâncias que produzem efeitos estimulantes como as que melhoram a força e a resistência física.

O acordo, que inclui todos os novos medicamentos que estão sendo desenvolvidos pela Pfizer, faz parte da estratégia da AMA de colaboração com empresas da indústria farmacêutica a fim de proteger os direitos dos atletas que jogam limpos em todo o mundo. A nova parceria se inicia em um momento decisivo, já que acontece antes da Conferência Farmacêutica de Tóquio, em janeiro de 2015, e coincide com a entrada em vigor da nova versão Código Mundial Antidopagem.

Para o Diretor Geral da AMA David Howman, “O aspecto central da estratégia da AMA é colaborar com as indústrias farmacêuticas de maneira que substâncias medicinais com efeitos dopantes possam ser identificadas. Assim, será possível desenvolver métodos de detecção muito mais rapidamente.”

Para o Vice-Presidente de Segurança e Regulamentação Mundial da Pfizer, Peter Honig, “O Laboratório Pfizer preza seriamente pela integridade da ciência e entende que substâncias inovadoras devem ser utilizadas unicamente para fins de manutenção da saúde.”

Esforços para formalizar o compartilhamento de informações com a AMA estão sendo realizados pela indústria farmacêutica desde que a AMA e o IFPMA (International Federation of Pharmaceutical Manufacturers and Associations) assinaram uma declaração conjunta, em julho de 2010, que facilita a cooperação entre a indústria farmacêutica e a AMA (Cooperation in the Fight against Doping in Sport).

Para mais detalhes (em inglês), veja o link:
https://www.wada-ama.org/en/media/news/2014-12/wada-signs-a-global-collaboration-agreement-with-pfizer-inc

Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD
Setor de Indústrias Gráficas - SIG, Quadra 04, lote 83
Bloco C, 2º andar, sala 201
Condomínio Capital Financial Center
70610-440 - Brasília DF
Tel: +55 61 3429 6919
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

© 2014 Ministério do Esporte. Todos os direitos reservados.