Notícias
Você está na seção de Notícias da Central de Mídia. Aqui você encontra notícias e reportagens sobre a antidopagem no esporte e sobre as ações da ABCD

ABCD e UNESCO firmam acordo de cooperação

A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) firmaram esta semana acordo de cooperação internacional que prevê uma série de ações conjuntas de informação, educação, prevenção, capacitação, controle e combate à dopagem.

A dopagem, entendida como o uso de drogas ou de métodos específicos que aumentem o desempenho de um atleta durante uma competição, fere a ética no esporte e constitui sério risco, não apenas à saúde, mas também aos valores humanos intrínsecos à prática esportiva.

O acordo de cooperação, de duração de três anos, busca fortalecer a luta contra a dopagem no País por meio do desenvolvimento de estudos e pesquisas técnico-científicas, da elaboração de diagnósticos, da produção de conteúdos pedagógicos e informativos e, finalmente, da realização de seminários, palestras, cursos, e outros fóruns de caráter nacional e internacional com vistas à disseminação no País de boas práticas de combate e educação antidopagem. Para tanto, o projeto viabilizará a contratação de consultorias nacionais e internacionais com experiência comprovada na prevenção e no combate à dopagem.

O mandato da ABCD e da UNESCO no combate à dopagem
A ABCD foi instituída no final de 2011 inspirada nos modelos das melhores instituições de controle de dopagem do mundo. A criação de uma autoridade antidopagem no Brasil atende ao compromisso assumido pelo País por ocasião da candidatura do Rio de Janeiro para sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, além da exigência estabelecida pela Agência Mundial Antidopagem (AMA) para que os países tenham órgão específico e independente de controle de dopagem.

Do mesmo modo, a UNESCO é a agência líder do sistema ONU para o tema do esporte e da educação física. Além da ação normativa internacional da UNESCO na área – da qual a Carta Internacional da Educação Física e do Esporte (1978) e a Convenção contra a Dopagem no Esporte (2005) são exemplos bem conhecidos –, a Organização tem procurado apoiar seus Estados-Membros com projetos e ações concretas voltadas à universalização da prática esportiva, sempre com foco na construção da cultura de paz e no combate à discriminação.

Desse modo, a UNESCO tem liderado esforços internacionais na área, seja por meio dos encontros periódicos da Conferência das Partes (COP) da Convenção contra a Dopagem no Esporte (ratificada pelo Brasil em 2007), seja por meio do seu Fundo para a Eliminação do Doping no Esporte, que já financiou mais de 80 projetos internacionais voltados ao jogo limpo e à educação esportiva.

Mais informações:
Ana Lúcia Guimarães, 61-2106 3536, O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Anita Campos, 61-2106 3538, O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Check English version

Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD
Setor de Indústrias Gráficas - SIG, Quadra 04, lote 83
Bloco C, 2º andar, sala 201
Condomínio Capital Financial Center
70610-440 - Brasília DF
Tel: +55 61 3429 6919
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

© 2014 Ministério do Esporte. Todos os direitos reservados.