Notícias
Você está na seção de Notícias da Central de Mídia. Aqui você encontra notícias e reportagens sobre a antidopagem no esporte e sobre as ações da ABCD

Mais um importante passo da ABCD na luta contra a dopagem no esporte

A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) realizou, na última quinta-feira (9), em Brasília, a 3ª Jornada ABCD de Formação para a Luta Contra a Dopagem no Esporte.  A edição foi voltada para profissionais que já possuíam experiência no processo de coleta de amostras.

Mais de 80% dos participantes inscritos são pós-graduados, entre médicos, educadores físicos e profissionais da área de saúde. A maior parte, das regiões Sul e Sudeste do Brasil.

A exposição inaugural foi dada pelo secretário Nacional para a ABCD, Marco Aurelio Klein, que enfatizou a importância da Luta Contra a Dopagem no Esporte e o papel da ABCD. No período da tarde, foi a vez do Consultor da ABCD, Luis Horta, falar sobre as mudanças no Código Mundial Antidopagem que entram em vigor em 1º de janeiro de 2015. O novo Padrão Internacional para Testes e Investigações, que passa a valer junto com o novo Código, foi abordado pela Diretora da ABCD, Martha Maria Dallari.

Participar das Jornadas ABCD de Formação para a Luta Contra a Dopagem é a primeira etapa para se obter a Certificação ABCD, atendendo às novas exigências do Código Mundial Antidopagem (2015).

Veja o que os participantes da 3ª Jornada ABCD de Formação para a Luta Contra a Dopagem falaram sobre o evento:

 “Foi fundamental para conhecer melhor a ABCD, as atribuições de gerenciamento, para ter o contato com a equipe e estreitar laços entre nós e os dirigentes. Agora temos uma perspectiva na Luta Contra a Dopagem no Esporte, no Brasil”.

Lilian Calazans, DCO pela Confederação Brasileira de Atletismo - CBAt desde 2013.

“Expresso minha grande admiração pelo desafio que vocês superaram nessa caminhada, e pelos que ainda estão por vir, e me sinto honrado em saber que de alguma forma poderei contribuir com vocês nessa “padronização” que o cenários de controles de doping no Brasil precisa atravessar. E vai!”

Luiz Eduardo Cavedal, Farmacêutico e DCO nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg

“A gente tem que olhar para frente. A ABCD é muito importante para nós. Em 24h conseguimos liberar umas amostras de controle que antes demorariam meses”.

Bernardino Santi, Coordenador de Controle de Dopagem da Confederação Brasileira de Boxe – CBBoxe

“A criação da ABCD é uma aspiração de todos nós. Passamos por muitas dificuldades e chegávamos a invejar os outros países em que o trabalho funcionava muito bem por terem uma organização antidopagem. Queremos colaborar da melhor forma possível. A gente quer ver isso andando”.

Rafael Trindade, médico da CBAt

“A ABCD vem cumprindo o papel dela. Sabemos dos desafios que é unir forças para formar uma unidade. Sabemos que existem várias etapas para isso e elas estão sendo cumpridas. Existe um padrão a se buscar, um plano a se seguir. É fundamental que exista isso! Hoje, cada entidade faz o controle de um jeito, algumas da forma certa, outras, errada. Por isso é importante mudar, para que todos sigam um padrão”.


Hesojy Gley, médico do Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB


Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD
Setor de Indústrias Gráficas - SIG, Quadra 04, lote 83
Bloco C, 2º andar, sala 201
Condomínio Capital Financial Center
70610-440 - Brasília DF
Tel: +55 61 3429 6919
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

© 2014 Ministério do Esporte. Todos os direitos reservados.