Notícias
Você está na seção de Notícias da Central de Mídia. Aqui você encontra notícias e reportagens sobre a antidopagem no esporte e sobre as ações da ABCD

ABCD realiza a partir desta segunda-feira seus primeiros testes de controle de dopagem

A primeira ação da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) será realizada a partir desta segunda-feira (22.10) até 30 de outubro. O órgão realizará 100 exames de controle de dopagem, junto com o laboratório Ladetec-UFRJ (Laboratório de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico), em atletas que recebem o benefício do programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte. Os testes, que serão feitos em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, caracterizam o processo inicial de operação da ABCD.
Será uma ação preventiva e de saúde, que visa ao bem-estar dos atletas. As coletas serão executadas pelo oficial da Agência de Controle de Dopagem de Portugal, o médico João Marques, que veio ao país para realizar os exames. Para atender a todos os protocolos estabelecidos pela Wada (sigla em inglês para Agência Mundial Antidoping), a ABCD utilizou o acordo de cooperação técnica entre Brasil e Portugal para trazer o técnico especializado. O Clube do Exército, em Brasília, é o local escolhido para a realização dos primeiros exames, nesta segunda-feira (22.10), das 8h às 18h.

Os controles de dopagem são realizados a partir de amostras de urina ou de sangue do atleta. Os exames de urina são normalmente usados para apontar tipos de hormônios sintéticos que melhoram o desempenho esportivo. Os testes de sangue são adotados para a detecção dos demais tipos de substâncias proibidas.

Desde 2010, todos os atletas que integram o programa Bolsa-Atleta assinam um termo de adesão, concordando em se submeter aos exames de controle de dopagem em qualquer período do ano.

ABCD
Criada pelo Decreto nº 7.630/2011, a ABCD tem entre as funções adotar no Brasil as melhores práticas de controle de dopagem e executar a política nacional de combate à dopagem, em conformidade com as regras e as convenções internacionais da Wada, além de prezar pela igualdade, justiça e a saúde dos atletas. Por designação do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o órgão é dirigido pelo Marco Aurelio Klein, diretor executivo da agência.

O site da ABCD (www.abcd.gov.br) disponibiliza informações sobre o órgão, uma lista atualizada de substâncias proibidas pela Wada e as perguntas e respostas mais frequentes sobre dopagem.

Ladetec
O Ladetec é um dos 33 laboratórios credenciados pela Wada no mundo. Todos os exames de controle de dopagem das confederações esportivas que estão relacionadas no plano Brasil Medalhas 2016, do governo federal, serão realizados no laboratório.

Confira o calendário das coletas de dopagem da ABCD:

Brasília
Nos dias 22 e 23 de outubro, das 8h às 18h.

São Paulo
Nos dias 25, 26 e 27 de outubro, das 8h às 18h.

Rio de Janeiro
Nos dias 29 e 30 de outubro, das 8h às 18h.


Breno Barros
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD
Setor de Indústrias Gráficas - SIG, Quadra 04, lote 83
Bloco C, 2º andar, sala 201
Condomínio Capital Financial Center
70610-440 - Brasília DF
Tel: +55 61 3429 6919
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

© 2014 Ministério do Esporte. Todos os direitos reservados.