Notícias
Você está na seção de Notícias da Central de Mídia. Aqui você encontra notícias e reportagens sobre a antidopagem no esporte e sobre as ações da ABCD

Ministro do Esporte nomeia diretor da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem

O Diário Oficial da União publicou na terça-feira (12.06) a portaria 133 do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, designando Marco Aurelio Klein como diretor executivo da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). O órgão foi criado em 30 de novembro de 2011 pelo decreto nº 7.630 da presidenta Dilma Rousseff. Klein é diretor da Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte desde julho de 2009.

A ABCD tem por “finalidade a igualdade, a justiça e a saúde dos atletas, sendo responsável pela implementação da política nacional de combate à dopagem, em conformidade com as regras e as convenções internacionais sobre a matéria”.

Desde que chegou à secretaria, Klein vem liderando as conversações com a Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês), o Comitê Olímpico Internacional e entidades esportivas brasileiras para adotar no Brasil as melhores práticas de controle de dopagem. Klein também coordenou as discussões no governo federal para chegar ao modelo de agência criado pela Presidência da República.

O dirigente também coordena um grupo de trabalho – formado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Receita Federal, Rio 2016, Ladetec, Associação Brasileira das Empresas de Transporte Internacional Expresso de Cargas e o próprio Ministério do Esporte – que negocia a definição e oficialização de processos de fiscalização aduaneira e anuência para importação de material biológico e produtos controlados para testes antidopagem.

Rio 2016
A criação da ABCD foi um compromisso assumido durante a candidatura do Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos e os Jogos Paralímpicos de 2016 e atende à exigência da Wada para que os países tenham órgão específico de controle de dopagem. Em março deste ano, Klein representou a ABCD no Simpósio para Organizações Antidoping promovido pela Agência Mundial, em Lausanne, na Suíça. Em novembro de 2011, ele havia representado o Brasil na Convenção Internacional contra o Doping nos Esportes, organizada pela Unesco, em Paris.

O Brasil foi o primeiro país a assinar o Código Mundial Antidoping, originado na Conferência Mundial sobre Doping no Esporte, em março de 2003 em Copenhague (Dinamarca), onde foi aprovada a Declaração de Copenhague. A Convenção Internacional Contra o Doping no Esporte, apresentada durante a 33ª Conferência Geral das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em 2005, foi ratificada pelo Congresso Nacional brasileiro em outubro de 2007.

“Estou orgulhoso com a tarefa e consciente da responsabilidade e do desafio à frente da luta pelo Jogo Limpo, lema da Wada”, afirmou Klein. “A tarefa imediata é a montagem de equipe, porque espaço físico já temos”, acrescentou, referindo-se a salas no prédio onde funciona a Secretaria Nacional de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, em Brasília.

Sueli Scutti
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD
Setor de Indústrias Gráficas - SIG, Quadra 04, lote 83
Bloco C, 2º andar, sala 201
Condomínio Capital Financial Center
70610-440 - Brasília DF
Tel: +55 61 3429 6919
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

© 2014 Ministério do Esporte. Todos os direitos reservados.