Notícias
Você está na seção de Notícias da Central de Mídia. Aqui você encontra notícias e reportagens sobre a antidopagem no esporte e sobre as ações da ABCD

Seminário da ABCD discute julgamentos de casos de dopagem

A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), órgão do governo brasileiro, reúne em Brasília, nesta quarta e quinta-feira (19 e 20.06), representantes de Tribunais de Justiça Desportiva, especialistas em direito esportivo e responsáveis por controle de dopagem em confederações, Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) para o Seminário de Julgamento de Casos de Dopagem. Foram convidados Maria José Pesce, diretora da Agência Mundial Antidoping (AMA) para América Latina e Caribe, e Emiliano Simonelli, que trata de unificação de normas na agência mundial.

Segundo o diretor executivo da ABCD, Marco Aurélio Klein, o encontro tem caráter formativo. “A proposta é trabalhar com qualificação e capacitação dos julgamentos de casos de dopagem no Brasil, em conformidade com os preceitos do Código Mundial Antidoping”. Ele explica que “no seminário, teremos a apresentação da parte teórica do Código Mundial sobre julgamentos e penalizações, para troca de conhecimento sobre as melhores práticas. É preciso coerência técnica, padrões, e para isso existem parâmetros mundiais. Daí o caráter formativo do encontro. Mas também haverá estudos de casos de dopagem ocorridos no Brasil e no exterior para serem discutidos em grupos.”

Cooperação internacional contra dopagem
De 9 a 12 de junho, Marco Aurélio Klein esteve em Oslo, na Noruega, para o Simpósio de Fortalecimento de Programas Antidoping por meio de Colaboração Bilateral organizado pela AMA e pela Norge Anti-Doping (Noruega), a agência norueguesa que completou dez anos.

 “O evento tratou de cooperação internacional. Os noruegueses já ajudaram os organismos ligados a controle de dopagem na China e na Rússia e hoje existem mais países que colaboram com esse tipo de formação, como o Japão, que atua na Ásia; a Austrália, na Oceania; e os Estados Unidos, no Caribe. Há países com potencial para, no futuro, participar desse tipo de cooperação em suas regiões, caso do Brasil, na América Latina; a Rússia, no Leste Europeu; e a África do Sul, na África”, explica o diretor executivo da ABCD.

Em Oslo, além do Brasil, estiveram representantes de Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Portugal, França, Canadá, Espanha, Japão, China, Finlândia, África do Sul e Rússia. “São mais de oitenta agências pelo mundo. Agora, existe um instituto dessas agências, financiado pela AMA, que já conta com 31 países, para fóruns de discussão e compartilhamento de experiências. O Brasil logo será membro também”, diz Klein.

Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook 

Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD
Setor de Indústrias Gráficas - SIG, Quadra 04, lote 83
Bloco C, 2º andar, sala 201
Condomínio Capital Financial Center
70610-440 - Brasília DF
Tel: +55 61 3429 6919
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

© 2014 Ministério do Esporte. Todos os direitos reservados.