Notícias
Você está na seção de Notícias da Central de Mídia. Aqui você encontra notícias e reportagens sobre a antidopagem no esporte e sobre as ações da ABCD

ABCD realiza reunião de trabalho com representantes da Wada

A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) realizou, nesta terça-feira (21.05), reunião de trabalho com representantes da Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês). O objetivo do encontro foi alinhar as ações das duas entidades no combate ao uso de substâncias proibidas no esporte, além de discutir a realização de um seminário técnico de capacitação. “Estamos fazendo reuniões regulares com a Wada, que vem nos apoiando no processo de instalação da ABCD. Ouvimos sugestões, compartilhamos experiências e trabalhamos em conjunto”, explicou o diretor executivo da ABCD, Marco Aurelio Klein.

As duas entidades definiram a realização de um seminário jurídico, nos dias 19 e 20 de junho, em Brasília. A ação capacitará técnicos brasileiros em relação ao julgamento dos casos de dopagem no país. ”Contaremos com pessoas da área jurídica da Wada, mostrando como funciona a parte técnica do julgamento de casos de dopagem e tudo que é preciso para dar apoio às entidades que fazem esses julgamentos no Brasil. Será uma troca de informações para analisarmos o que está sendo feito no mundo todo”, disse Marco Aurelio Klein. “É uma oportunidade para reunir a comunidade jurídica, ligada aos tribunais, e que participou da elaboração do Código Brasileiro de Justiça Desportiva com especialistas da Wada, para debater casos específicos”, completou o diretor.

Em novembro de 2012, foi realizada uma reunião para apresentar as diretrizes e o planejamento da autoridade brasileira aos representantes da Wada. Segundo a diretora da Wada na America Latina, María José Pesce, a entidade brasileira teve grandes avanços desde a última reunião. “Temos boas expectativas. Essas reuniões contribuem para alinhar as ações da Wada e da ABCD. O Brasil vai receber competições importantes nos próximos anos, e precisamos preparar um sistema antidoping forte, que seja também um legado para o país”, explicou.

Também participaram da reunião o representante da Comissão de Educação da Wada, professor Fernando Cáceres, e demais integrantes da ABCD.

Política nacional
Criada pelo Decreto nº 7.630/2011, a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem tem, entre suas funções, a missão de adotar no Brasil as melhores práticas de controle de dopagem e executar a política nacional de combate ao uso de substâncias proibidas no esporte, em conformidade com as regras e as convenções internacionais da Wada, prezando pela igualdade, justiça e a saúde dos atletas.

Paula Braga
Foto: Francisco Medeiros
Ascom – Ministério do Esporte

Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD
Setor de Indústrias Gráficas - SIG, Quadra 04, lote 83
Bloco C, 2º andar, sala 201
Condomínio Capital Financial Center
70610-440 - Brasília DF
Tel: +55 61 3429 6919
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

© 2014 Ministério do Esporte. Todos os direitos reservados.