Notícias
Você está na seção de Notícias da Central de Mídia. Aqui você encontra notícias e reportagens sobre a antidopagem no esporte e sobre as ações da ABCD

Comunicado da ABCD e da CBAt sobre suspensão de atleta

A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) e a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) informam que o laboratório credenciado pela Agência Mundial Antidopagem (AMA/IAAF) com sede em Montreal, Canadá, comunicou a esta entidade, no dia 17 de junho de 2014, ter identificado a presença da substância proibida Metilfenidato - Estimulantes - S6 na amostra de urina A do atleta NELSON HENRIQUE GONÇALVES FERNANDES (SP).
 
A amostra foi coletada durante o Grande Prêmio Caixa Sesi de Atletismo, no dia 7 de maio de 2014, na cidade de Uberlândia, MG, em cumprimento, por parte da CBAt, à Carta de Missão nº 002-CBAt/2014/ABCD/ME de 2 de maio de 2014, estabelecida entre a confederação e a ABCD.
 
Em conformidade com o disposto nas normas da AMA/IAAF, o atleta foi comunicado do resultado analítico adverso em 18 de junho de 2014, tendo apresentado suas justificativas no dia 28 de junho de 2014, as quais não foram aceitas pela CBAt, conforme novo comunicado ao atleta, em 4 de agosto de 2014. Ele abriu mão do exame da amostra B da urina.
 
Em função desses fatos, a CBAt emitiu Portaria nesta data suspendendo o atleta provisoriamente a partir de 4 de agosto de 2014, tendo ele 14 dias para solicitar seu julgamento pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) do Atletismo, ainda em conformidade com as Regras da IAAF.
 

Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) e Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt)
 

Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD
Setor de Indústrias Gráficas - SIG, Quadra 04, lote 83
Bloco C, 2º andar, sala 201
Condomínio Capital Financial Center
70610-440 - Brasília DF
Tel: +55 61 3429 6919
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

© 2014 Ministério do Esporte. Todos os direitos reservados.