Notícias
Você está na seção de Notícias da Central de Mídia. Aqui você encontra notícias e reportagens sobre a antidopagem no esporte e sobre as ações da ABCD

Tem início o treinamento ADAMS da Agência Mundial Antidopagem

Começou nesta segunda-feira (3.11), em Brasília, o Treinamento da Agência Mundial Antidopagem WADA-AMA no Sistema ADAMS – Anti-Doping Administration and Management System, organizado pela ABCD – Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem. É a 4a Jornada ABCD de Formação para a Luta Contra a Dopagem no Esporte.

Quem está no comando do curso é a gerente do ADAMS da WADA, Chaya Ndiaye, que veio ao Brasil especialmente para isso. A primeira turma contou com a presença de 21 participantes, que são representantes de oito diferentes Confederações Brasileiras, Comitê Paralímpico Brasileiro, Rio2016 e equipe ABCD. A próxima turma começa na quinta-feira (5.11), com 27 inscritos. Para a turma do laboratório, que será no sábado (7.11), são cinco inscritos, mais a equipe da ABCD.

As boas-vindas ficaram por conta do secretário Nacional para a ABCD, Marco Aurelio Klein, que falou sobre o papel da ABCD na Luta Mundial Contra a Dopagem no Esporte. Logo em seguida foi a vez da Chaya. “Todas as informações são automatizadas. O sistema não precisa ser instalado, porque é todo baseado na web. É totalmente gratuito e, o mais importante: é uma ferramenta segura! Investimos muito no ADAMS para ter essa segurança. Tudo é feito para que o Código Mundial Antidopagem seja cumprido”, disse Chaya, no início do treinamento.

Veja o que os participantes da primeira turma da 4ª Jornada ABCD de Formação para a Luta Contra a Dopagem no Esporte falaram sobre o evento:

 “Já uso o Sistema há algum tempo. Sou interlocutora dos atletas, mas nunca tive um treinamento formal. Isso ajuda muito! É uma oportunidade de obter respostas para muitas perguntas que tinha”.

Giovana Moreira, representante da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos – CBDA

 “Estou adorando a iniciativa! É importantíssimo para o desenvolvimento do Esporte. Isso faz com que possamos atender as necessidades dos atletas e da WADA. Juntos, vamos melhorar o Alto Rendimento”.

Leonardo Cupertino, representante da Confederação Brasileira de Vôlei – CBV

 “Isso aqui é fantástico! Mesmo com muitos responsáveis por trabalhar com a ferramenta, ninguém daqui sabe o conteúdo completo. Aqui, temos acesso a várias senhas que permite nos colocar em várias posições: da organização antidopagem, do atleta, do laboratório. Esse Sistema é a base de gerenciamento de todo o processo. Aqui, tivemos uma visão geral do que acontece. Isso é fundamental.”.

Breno Dias de Moraes, representante da Rio2016

Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD
Setor de Indústrias Gráficas - SIG, Quadra 04, lote 83
Bloco C, 2º andar, sala 201
Condomínio Capital Financial Center
70610-440 - Brasília DF
Tel: +55 61 3429 6919
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

© 2014 Ministério do Esporte. Todos os direitos reservados.