Notícias
Você está na seção de Notícias da Central de Mídia. Aqui você encontra notícias e reportagens sobre a antidopagem no esporte e sobre as ações da ABCD

Atletas das Paralimpíadas Escolares mostram à ABCD que sabem tudo sobre a antidopagem

Terminou ontem a ação de educação promovida pela ABCD – Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem, em parceira com o Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB, nas Paralimpíadas Escolares 2014. A edição teve início no dia 25 de novembro e foi até o dia 27, em São Paulo.

A ABCD esteve presente em todos os dias das competições. Márcia Cristina de Souza e Juliana Soares, representando a equipe do Departamento de Informação e Educação da ABCD, tiraram dúvidas, mostraram vídeos e colocaram na cabeça dos jovens atletas, entre 12 e 17 anos, a importância de competir livre da dopagem. Para isso, reuniram a garotada no estande da ABCD para completar as cruzadinhas, caça-palavras e outros jogos educativos. O objetivo era que os atletas aprendessem brincando. No final do segundo dia de evento, Márcia ainda realizou uma palestra para os chefes das delegações, mostrando que a antidopagem caminha junto à ética e à justiça do Esporte.

O espaço #SOUMAISEU do estande, para tirar fotos, levou a mensagem de que o atleta que confia em si mesmo não precisa de dopagem. E o melhor: os atletas entenderam direitinho o recado. Teve gente que, na hora de fazer pose para tirar a foto de recordação, bateu no peito e disse: “Diga não à dopagem, sou mais eu!” As fotos tiradas no estande foram postadas por muitos atletas no facebook.

Mas o que arrancou gritos e sorrisos dos jovens atletas foi o torneio “Sabetudo sobre Antidopagem”, que deu direito a troféu, pódio e todas as pompas de um grande vencedor. Foram 18 diferentes estados que participaram do torneio realizado especialmente para o evento. A equipe do Ceará ficou em terceiro colocado geral, São Paulo, em segundo e Rio de Janeiro subiu no pódio mais alto e recebeu o troféu de primeiro lugar da Diretora de Informação e Educação Ana Cristina Cunha, que esteve presente no último dia do evento.

Quem não entendia sobre antidopagem nas Paralimpíadas Escolares, virou craque.  E olha que essa garotada nova promete dar um banho de conhecimento em muito marmanjo por aí. Eles sabem tudo sobre antidopagem, na avaliação da turma da ABCD.

“A vibração dos estudantes ao participarem dos jogos educativos, a movimentação intensa no nosso estande, por onde passaram mais de 500 jovens atletas, e a emoção das equipes finalistas do nosso Torneio revelaram que a Luta Contra a Dopagem no Esporte é uma causa apaixonante e que contagia a todos, independentemente da origem, idade ou do esporte que praticam”, afirmou Juliana Soares.

Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD
Setor de Indústrias Gráficas - SIG, Quadra 04, lote 83
Bloco C, 2º andar, sala 201
Condomínio Capital Financial Center
70610-440 - Brasília DF
Tel: +55 61 3429 6919
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

© 2014 Ministério do Esporte. Todos os direitos reservados.