Notícias
Você está na seção de Notícias da Central de Mídia. Aqui você encontra notícias e reportagens sobre a antidopagem no esporte e sobre as ações da ABCD

Treinamento ADAMS da 4ª Jornada ABCD chega ao fim

Mais uma etapa vencida. A 4a Jornada ABCD para a Luta Contra a Dopagem no Esporte teve como objetivo realizar o treinamento da Agência Mundial Antidopagem – WADA-AMA no Sistema ADAMS – Anti-Doping Administration and Management System. O evento realizado em Brasília começou na última segunda-feira (3.11) e foi até sábado (8.11).

As duas primeiras turmas do treinamento contaram com 43 participantes: a equipe ABCD acompanhada de 21 diferentes Confederações Brasileiras, COB – Comitê Olímpico Brasileiro, CPB – Comitê Paralímpico Brasileiro e Rio2016. Na terceira turma, o treinamento foi específico para laboratório e contou com a presença da equipe ABCD mais cinco representantes do LBCD – Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem.

A abertura da 4a Jornada ABCD ficou por conta do Secretário Nacional para a ABCD, Marco Aurelio Klein, que mostrou aos participantes qual o papel da ABCD na Luta Contra a Dopagem no Esporte. Em seguida, foi a vez da Gerente do ADAMS da WADA, Chaya Ndiaye, mostrar o que é e como funciona o sistema de administração e gestão antidopagem. Uma oportunidade única de entender o ADAMS com quem realmente conhece o assunto.

Validado pela Universidade Caixa, o treinamento possibilitou que cada participante tivesse um computador, garantindo o conforto e a qualidade do aprendizado. Com simpatia, objetividade e simplicidade, Chaya desbravou o Sistema, auxiliou os participantes e tirou dúvidas. Todos tiveram acesso à plataforma de treinamento e puderam se colocar no lugar do atleta, da organização antidopagem e do laboratório para entenderem como o ADAMS reúne as informações e como cada um enxerga o que é registrado.

Além da localização de atletas (conhecido também como whereabout), o sistema traz informações relativas a solicitações de AUT - Autorização de Uso Terapêutico, resultado de testes realizados, passaporte biológico, e tudo o que for necessário para a formação de um banco de dados para o Controle de Dopagem. E para quem tem dúvidas se é uma ferramenta confiável para armazenar todos esses dados, Chaya garante: “Investimos muito no ADAMS para garantir essa segurança. Tudo é feito para que o Código Mundial Antidopagem seja cumprido”.

Veja o que os participantes da 4a Jornada ABCD de Formação para a Luta Contra a Dopagem no Esporte falaram sobre o evento:

“Parabéns pela dedicação e o auxílio em todos os momentos do Ministério do Esporte. Parabéns para ABCD e toda a equipe pelo evento bem feito, organizado, proveitoso e pela iniciativa de trazer uma pessoa de renome para realizar o treinamento”.
Ícaro Ângelo, representante da Confederação Brasileira de Handebol – CBHb

“O treinamento foi bem interessante. Foi a primeira vez que entrei no Sistema e, apesar de muita informação, deu para aprender bem. A iniciativa foi válida e bem legal!”.
Danielle Botelho, representante da Confederação Brasileira de Vela Adaptada – CBVA

“O curso foi muito bom, muito bem explicado! Os atletas sempre perguntam como fazer para utilizar o ADAMS. Era uma caixinha de surpresas pra gente, porque não sabíamos nem começar. Agora já podemos ajudá-los. Foi tudo muito esclarecedor”.
Celso Soama, representante da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno – CBPM

“Quero parabenizar toda a equipe ABCD. Foi de grande importância esse treinamento! Do ponto de vista médico, vamos poder interagir com a ABCD, tirar dúvidas e poder orientar de forma mais precisa os atletas que nos procurarem”.
Reuthemann Esequias, representante da Confederação Brasileira de Ginástica – CBG

“O treinamento é um passo que indica vontade de crescimento. O processo ainda é longo, mas as iniciativas significam que o esporte está evoluindo e se tornando sério na proteção do atleta que não aceita a dopagem. O ADAMS é a certeza de que estamos caminhando para o jogo limpo. Agora podemos assessorar os atletas para que eles sigam nessa luta contra a dopagem, pelo esporte e por eles”.
Glaucia Heier, representante do Comitê Olímpico Brasileiro – COB

“A 4a Jornada ABCD foi um espetáculo! Foi importante, porque disseminou o conhecimento do ADAMS, que é um lugar em que agrega, reúne e consolida as informações dos atletas em um ambiente seguro. Foi interessante, porque recebemos pela primeira vez um grupo grande de entidades do Esporte, o que contribui para a disseminação da cultura do Controle de Dopagem na defesa e proteção do atleta que joga limpo”.
Martha Maria Dallari, Diretora de Relações Institucionais da ABCD

“ O curso foi muito bom! Chaya é bem didática, explicou com bastante calma todos os passos. Acho que vai agregar bastante, vamos lembrar das explicações na hora de usar o banco do laboratório. Achei muito proveitoso”.
Mônica Costa Padilha, representante do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem - LBCD

“O curso foi muito bom! O Sistema é de grande importância para o laboratório para que possamos enviar os resultados de forma segura”.
Márcia Cristina de Oliveira, representante do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem - LBCD

Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD
Setor de Indústrias Gráficas - SIG, Quadra 04, lote 83
Bloco C, 2º andar, sala 201
Condomínio Capital Financial Center
70610-440 - Brasília DF
Tel: +55 61 3429 6919
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

© 2014 Ministério do Esporte. Todos os direitos reservados.