Notícias
Você está na seção de Notícias da Central de Mídia. Aqui você encontra notícias e reportagens sobre a antidopagem no esporte e sobre as ações da ABCD

Atletas, pais e equipe técnica aprendem sobre antidopagem em Maratona Aquática

Não foram só os jovens atletas que quiseram brincar no estande que a ABCD – Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem montou na Maratona Aquática de São Bernardo do Campo - SP. Os pais, equipe técnica e atletas de todas as idades passaram por lá para aprender um pouco mais sobre a Luta Contra a Dopagem no Esporte.

Muitos deles tiveram o primeiro contato com o assunto da antidopagem ali, com a ABCD. No meio da gritaria da criançada, curiosos liam as perguntas e comentavam entre eles: “Essa pergunta é importante, qual é a resposta, hein?”, disse um ajudante da equipe cutucando um atleta. Ao ver a negativa do jovem, continuou: “Você nada, tem que saber isso aí!”. A cobrança foi em tom descontraído, mas a exigência tende a crescer com o tempo por parte do público, dos fãs, dos técnicos e das autoridades esportivas.

É por isso que a ABCD procura estar presente nas competições esportivas, mostrando ao atleta que existem ferramentas que vão ajudá-lo a não se dopar acidentalmente e que vão ensiná-lo que o esporte, para ser justo, deve ser limpo.

“A ação que vocês estão fazendo é muito importante. Se você é atleta, tem que saber as regras. É uma profissão com regras e elas devem ser seguidas, como em qualquer outra profissão. Principalmente nós, pais, temos que saber dessas regras, para trabalhar o respeito com nossos filhos. Antidopagem não é um assunto que faz parte do nosso cotidiano. Mas quando seu filho escolhe seguir a profissão de atleta, precisa fazer. E quando nos informamos, temos como educar e cobrar dele também. Por isso, vim até aqui pedir informação para vocês. Vou pesquisar no site da ABCD e no material que vocês me deram”, disse Marileide Rauber, mãe da atleta Mayara de 12 anos que participou da prova de 1 km.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“O trabalho de vocês junto com os atletas é muito importante, sem dúvida nenhuma”, disse o atleta Gilberto de Lima Garofalo que nada desde 1988 e tem 12 anos de maratona. “Aqui tem muita criança para se ensinar o que é certo e errado e o que não fazer como atleta. É melhor perder numa boa do que ganhar sujo”, complementou Célia Canhedo, staff do Gilberto de Lima.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja mais fotos:

 

  

  

Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD
Setor de Indústrias Gráficas - SIG, Quadra 04, lote 83
Bloco C, 2º andar, sala 201
Condomínio Capital Financial Center
70610-440 - Brasília DF
Tel: +55 61 3429 6919
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

© 2014 Ministério do Esporte. Todos os direitos reservados.