Notícias
Você está na seção de Notícias da Central de Mídia. Aqui você encontra notícias e reportagens sobre a antidopagem no esporte e sobre as ações da ABCD

Imagens aéreas e internas retratam o Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem

por Luiz Roberto Magalhães

“Nossa expectativa é de que a acreditação seja confirmada em meados de maio. Mas é sempre importante lembrar que existe um cronograma. Tudo foi cumprido, o laboratório passou por todas as etapas e isso será avaliado em maio, daí a nossa expectativa positiva de que teremos a reacreditação” -  Marco Aurelio Klein, Secretário Nacional para a ABCD

 

Em operação desde agosto de 2014 para as análises-testes exigidas durante o processo probatório para a reacreditação junto à Agência Mundial Antidopagem (AMA ou Wada, na sigla em inglês), o Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD) espera receber, em meados de maio, a autorização da Wada para que possa voltar a realizar as análises antidopagem e, assim, esteja em condições de atuar durante os Jogos Rio 2016.

Localizado no Polo de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o prédio da LBCD abriga, ainda, outros laboratórios cujas obras estão em fase final de acabamento. A nova galeria de fotos publicada com exclusividade pelo brasil2016.gov.br mostra áreas e equipamentos do LBCD já em utilização. Durante os Jogos Olímpicos de Londres 2012, cerca de 5 mil análises foram realizadas, o que deixa claro o volume de trabalho que será exigido do laboratório brasileiro durante os Jogos de 2016.

Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem


“Nossa expectativa é de que a acreditação seja confirmada em meados de maio. Mas é sempre importante lembrar que existe um cronograma. Tudo foi cumprido, o laboratório passou por todas as etapas e isso será avaliado em maio, daí a nossa expectativa positiva de que teremos a reacreditação”, afirma o secretário nacional para a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem, Marco Aurelio Klein. “O novo laboratório é espetacular! É um dos maiores legados concretos dos Jogos Olímpicos no Brasil. É um legado para o esporte e é, também, um legado para a ciência brasileira”, ressalta Klein, que destaca, em números, o que significa, para um país, ter um laboratório acreditado pela Agência Mundial Antidopagem.

“Atualmente, existem apenas 32 laboratórios acreditados pela WADA em todo o mundo. Desses, somente dois estão no Hemisfério Sul, um em Johanesburgo e outro em Sydney. Estima-se que mais de 20 mil laboratórios no mundo poderiam ser um laboratório antidopagem. Mas só 32 recebem essa acreditação e daí podemos imaginar o quanto ela é valiosa. E estamos quase trazendo isso de volta ao Brasil”, afirmou Marco Aurélio Klein.

Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD
Setor de Indústrias Gráficas - SIG, Quadra 04, lote 83
Bloco C, 2º andar, sala 201
Condomínio Capital Financial Center
70610-440 - Brasília DF
Tel: +55 61 3429 6919
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

© 2014 Ministério do Esporte. Todos os direitos reservados.