Notícias
Você está na seção de Notícias da Central de Mídia. Aqui você encontra notícias e reportagens sobre a antidopagem no esporte e sobre as ações da ABCD

A INTERPOL emitiu um alerta global para um produto dietético potencialmente letal

A Agência Mundial Antidopagem apela aos atletas para evitarem a substância DNP

A INTERPOL emitiu um alerta global para a substância 2,4-dinitrofenol (DNP), uma substância ilícita e potencialmente letal que vem sendo utilizada como produto para emagrecer e aumentar a musculatura.

O alerta laranja à DNP, que também é utilizada como matéria-prima para a produção de explosivos, foi publicado após a morte de uma mulher no Reino Unido e de um homem ter adoecido gravemente na França, ao consumir a substância.

No âmbito do seu projeto de luta contra a dopagem, a INTERPOL colaborou com a Agência Mundial Antidopagem (AMA) e recebeu dela informações adicionais, após um dos laboratórios antidopagem acreditados pela AMA ter recebido uma amostra da substância e uma apreensão ter sido realizada na Austrália.

Emitida por solicitação do Gabinete Central para a Proteção do Ambiente e da Saúde Pública do Ministério do Interior de França (OCLAESP - Office Central de Lutte Contre les Atteintes à L’environnment et à la Santé Publique), o alerta foi divulgado pelos órgãos policiais em todos os 190 estados membro, e uma versão para o público foi também disponibilizada, para chamar a atenção para este problema.

Embora seja habitualmente comercializada sob a forma de um pó amarelo ou em cápsulas, a DNP tem também sido disponibilizada como um creme. Os riscos associados à utilização da DNP aumentam pelas condições ilegais em que é manufaturada esta substância.

Além de ser produzida em laboratórios clandestinos, sem condições de higiene, por falta de conhecimentos técnicos específicos da manufatura, os produtores também expõem os consumidores a um risco elevado de superdosagem.

A DNP foi utilizada nos anos 30 do século passado para aumentar o metabolismo e potencializar a perda de peso, mas foi retirada de circulação por uma seqüência de mortes relacionadas com a sua utilização.

O Diretor-Geral da AMA, Dr. David Howman, afirmou que “A AMA incentiva os atletas a evitarem a 2,4-dinitrofenol (DNP) a qualquer custo. Esta substância não só está incluída como substância não aprovada na Lista de Substâncias e Métodos Proibidos da AMA, como também é claramente perigosa, e não é aprovada por qualquer autoridade de saúde para uso terapêutico em humanos. Nenhum atleta deve sequer ponderar o uso de uma substância ilegal e de alto risco, que pode ter conseqüências fatais. Consideramos muito positivo que a INTERPOL tenha emitido um alerta global relativo à DNP. Trata-se de um perfeito exemplo de como é crucial que as autoridades policiais e as organizações antidopagem continuem a estreitar laços, de modo a que substâncias perigosas e potencialmente fatais como a DNP não cheguem às mãos dos atletas.

No âmbito da ligação estreita que mantém com a AMA e em cooperação com órgãos nacionais de polícia especializada e autoridades aduaneiras, a unidade contra a dopagem da INTERPOL lida quer com a dopagem por praticantes desportivos de alto nível competitivo, quer com a produção e distribuição de substâncias proibidas potencializadoras do aumento do rendimento esportivo no mercado negro.

Todos os anos, a INTERPOL coordena a Operação Pangea, uma semana internacional de combate a venda, pela Internet, de substâncias falsificadas e medicamentos ilícitos, dedicada a assinalar os riscos de adquirir medicamentos pela Internet.

Por meio da colaboração de autoridades aduaneiras, autoridades de saúde, órgãos nacionais de polícia e do setor privado em vários países, são realizadas atividades com o objetivo de atingir os principais componentes a que recorrem os sites ilegais na Internet para realizar os seus negócios: os ISP (serviços que disponibilizam o acesso à Internet), sistemas de pagamento e de distribuição.

Para ver a matéria original, clique aqui

 

Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD
Setor de Indústrias Gráficas - SIG, Quadra 04, lote 83
Bloco C, 2º andar, sala 201
Condomínio Capital Financial Center
70610-440 - Brasília DF
Tel: +55 61 3429 6919
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

© 2014 Ministério do Esporte. Todos os direitos reservados.