Notícias
Você está na seção de Notícias da Central de Mídia. Aqui você encontra notícias e reportagens sobre a antidopagem no esporte e sobre as ações da ABCD

Jogos Escolares: fisioterapeuta do Maranhão dá show de conhecimento antidopagem

O fisioterapeuta da delegação de São Luís, Maranhão, Antônio Gabriel Santos Reis, fez questão de dar o exemplo e mostrar para a garotada de seu estado que a antidopagem é uma questão importante, que deve ser apresentada e discutida com os Atletas. Foi até a mesa de perguntas e respostas da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD, montada no Centro de Convivência dos Jogos Escolares de Londrina, e acertou todas as questões. Saiu com a camisa #SOUMAISEU do Atleta que não precisa da dopagem para vencer e deixou seu depoimento. Veja o que ele disse:

 

“A garotada não tem paciência pra treinar, criar o caminho, entender como as coisas funcionam. É complicado demais. Aí vem as facilidades, vem a dopagem, que é o outro meio de você chegar na performance, no corpo, no resultado e que não vai te dar muito esforço. Não é o que a gente quer... A gente quer que o Atleta trilhe o caminho com tudo aquilo que ele tem que fazer do começo até onde ele quer chegar. Se ele não tiver essa experiência, uma hora ele vai falhar, seja por inexperiência, seja por pressa, ou porque o corpo dele não vai conseguir absorver tudo aquilo que está sendo jogado nele. Quando isso acontece é uma falha nossa e uma perda, porque podia ser um grande talento.

Sou apaixonado pelo Esporte, por trabalhar com Atleta, ver o pessoal crescendo, a garotada se desenvolvendo, tendo resultado, sentindo como é vencer pelo esforço e, quando não ganha, sabendo que o próximo ano é uma chance de treinar, de bater a meta. É isso que deve valer para o Atleta.

Infelizmente, hoje, a gente não consegue cercar o jovem e ter controle do que ele vai tomar. Tem internet, redes sociais, farmácias, pessoas sem escrúpulos que vendem coisas que não são para a idade deles. Enfim, a gente não pode controlar tudo, mas o que a gente pede é que os Atletas tenham consciência. A gente tem um nutricionista para acompanhá-lo e avaliar se é realmente necessário ter mais massa muscular, a gente tem o acompanhamento com o psicólogo, com o fisioterapeuta, com o educador físico. Tudo isso para o Atleta saber que ele não está só. Ele tem uma equipe para ajudá-lo a ter a performance que ele precisa de forma saudável e honesta.

A gente precisa valorizar o Jogo Limpo para a criançada. Hoje eles estão aqui competindo com outras escolas do Brasil, amanhã eles podem estar em uma Olimpíada brigando com o mundo todo.” - Antônio Gabriel Santos Reis – Fisioterapeuta da delegação de São Luís do Maranhão.

Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD
Setor de Indústrias Gráficas - SIG, Quadra 04, lote 83
Bloco C, 2º andar, sala 201
Condomínio Capital Financial Center
70610-440 - Brasília DF
Tel: +55 61 3429 6919
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

© 2014 Ministério do Esporte. Todos os direitos reservados.