Notícias
Você está na seção de Notícias da Central de Mídia. Aqui você encontra notícias e reportagens sobre a antidopagem no esporte e sobre as ações da ABCD

ABCD é recebida pela Confederação Brasileira de Remo para falar sobre antidopagem com os Atletas

A convite da Confederação Brasileira de Remo - CBR, a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem - ABCD esteve na segunda-feira (01.02) na raia olímpica da Universidade de São Paulo - USP com os Atletas do remo para uma palestra sobre a Luta Contra a Dopagem no Esporte. A representante da ABCD e responsável pelo bate-papo foi a diretora de Relações Institucionais Martha Maria Dallari.

Quem estava treinando na raia olímpica ficou curioso e se juntou à equipe do remo para ouvir Martha falar sobre antidopagem. Nem a fome espantou a platéia, que acabou dividindo umas bananas e garrafas de água para dar aquela enganadinha antes do jantar, sem desviar a atenção do que estava sendo dito.

Martha falou sobre o Sistema Mundial Antidopagem, a ABCD e as ações implementadas. "Esse negócio de dividir garrafa de água aqui é bem legal, mas não funciona na Estação de Controle de Dopagem. O Atleta deve tomar líquidos apenas em garrafas lacradas, para não ter riscos. Atleta! Você é o único responsável por toda e qualquer substância que entra no seu corpo", enfatizou Martha ao explicar sobre o processo de Controle de Dopagem.

Segundo a diretora, a ABCD atua por cinco pontos principais: informação, educação, prevenção, inteligência e ação. Um exemplo de fonte de informação é o site da ABCD, em que o Atleta pode consultar se um medicamento comercializado no Brasil possui substância proibida pela Agência Mundial Antidopagem - WADA-AMA. Na educação, por meio de palestras e jogos, o Atleta entende que dopagem é fraude e aprende a defender, por ele e pelo Esporte, a Luta Contra a Dopagem no Esporte. A prevenção entra na ideia de que todo esforço não é para incriminar, mas para que os Atletas fiquem atentos e conheçam os riscos. Inteligência, para traçar os caminhos que serão tomados com eficácia. Ação, para testar, apontar quem está errado e proteger quem está limpo.

"Acredito que nosso desafio é explicar que a antidopagem é a proteção do Atleta Limpo, mesmo que para isso seja preciso caçar bruxas e bruxos", concluiu Martha.
 

Foto: Confederação Brasileira de Remo
Veja, também, a nota que a Confederação Brasileira de Remo fez sobre o assunto aqui

Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD
Setor de Indústrias Gráficas - SIG, Quadra 04, lote 83
Bloco C, 2º andar, sala 201
Condomínio Capital Financial Center
70610-440 - Brasília DF
Tel: +55 61 3429 6919
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

© 2014 Ministério do Esporte. Todos os direitos reservados.