Notícias
Você está na seção de Notícias da Central de Mídia. Aqui você encontra notícias e reportagens sobre a antidopagem no esporte e sobre as ações da ABCD

Zika Vírus não compromete a realização da Olimpíada, diz Dilma Rousseff

A presidenta Dilma Rousseff afirmou neste sábado (13.02) que o grande número de casos de zika vírus no País, transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti, não compromete os Jogos Olímpicos Rio 2016, em agosto deste ano. A declaração foi feita durante visita da presidenta à comunidade Zeppelin, no bairro de Santa Cruz (RJ), como parte do Dia Nacional de Mobilização Zika Zero.

“Nós conseguiremos, até as Olimpíadas, ter um sucesso bastante considerável nesse extermínio dos mosquitos. Essa é uma obrigação do prefeito, do governador e minha. É mais que uma obrigação, é um dever. Agora, nós também apelamos para a consciência de cada um dos cariocas, homens, mulheres e crianças para que nos ajudem nessa função”.

A presidenta afirmou que a capital carioca é uma das cidades prioritárias no combate ao mosquito em razão dos Jogos. “No Rio de Janeiro estamos fazendo uma ação dirigida. (..) Somos o regimento de vanguarda, mas precisamos de todos os participantes”.

Dilma ressaltou que, apesar dos Jogos, o importante é a saúde das mulheres grávidas e das crianças. “Isso não é um compromisso nosso com alguém do exterior. É um compromisso conosco mesmo”. A presidenta disse estar confiante de que o Brasil vai vencer a guerra contra o zika vírus, assim como venceu a febre amarela no passado. “Nós ganhamos a guerra contra a febre amarela. Vamos lembrar de que nós ganhamos, e é o mesmo mosquito. Nós vamos ganhar essa guerra contra o zika vírus”.

Mobilização

O Dia Nacional de Mobilização Zika Zero está sendo realizado, simultaneamente, em 356 municípios brasileiros, atingindo três milhões de residências. A ação tem o apoio 220 mil militares. Além das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), prefeitos, governadores e ministros, a operação conta com aproximadamente 46 mil agentes de combate às endemias e 266 mil agentes comunitários de saúde.

Um dos integrantes da mobilização, o ministro do Esporte, George Hilton, também citou os Jogos em seu discurso. “Estamos nos preparando para os maiores jogos esportivos do mundo que são as Olimpíadas e as Paralímpiadas, mas antes temos uma maratona pela frente. Esta foi a razão que me trouxe até Campo Grande. Represento a presidenta na luta contra o Aedes aegypti”, disse.

Fontes: Blog do Planalto e Ministério do Esporte
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Para ver a matéria no portal Brasil2016, clique aqui

 
 

Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD
Setor de Indústrias Gráficas - SIG, Quadra 04, lote 83
Bloco C, 2º andar, sala 201
Condomínio Capital Financial Center
70610-440 - Brasília DF
Tel: +55 61 3429 6919
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

© 2014 Ministério do Esporte. Todos os direitos reservados.