Notícias
Você está na seção de Notícias da Central de Mídia. Aqui você encontra notícias e reportagens sobre a antidopagem no esporte e sobre as ações da ABCD

ABCD alerta para casos de dopagem com Meldonium

Diante da grande repercussão alcançada pelo resultado adverso da tenista Maria Sharapova, a ABCD e o Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem – LBCD, esclarecem que a substância Meldonium, também conhecida como Mildronato, não tem venda autorizada no Brasil e por isso não aparece nas ferramentas de busca dos países que não comercializam esta substância, indicada para vários tratamentos e que possui propriedades anti-isquêmica.

O Meldonium foi incluído na Lista de Substâncias e Métodos Proibidos da Agência Mundial Antidopagem, WADA-AMA, (seção S4.5.3) em janeiro de 2016, sendo que sua inclusão na lista proibida foi divulgada em setembro de 2015.

Durante todo o ano de 2015 essa substância já vinha sendo acompanhada pela WADA-AMA em testes de Controle de Dopagem.

Em apenas um ano a presença dessa substância foi detectada em aproximadamente 500 amostras de Atletas de diferentes esportes em vários países. É um número muito alto que exige atenção extra de médicos e Atletas para evitar medicamentos e suplementos que possam conter Meldonium em suas fórmulas.

Para consultar as substâncias proibidas acesse:

https://www.wada-ama.org/sites/default/files/resources/files/2016-09-29_-_wada_prohibited_list_2017_eng_final.pdf

 

Atleta, nunca tome qualquer medicamento os suplementos sem antes consultar seu médico ou nutricionista.

 

Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD
Setor de Indústrias Gráficas - SIG, Quadra 04, lote 83
Bloco C, 2º andar, sala 201
Condomínio Capital Financial Center
70610-440 - Brasília DF
Tel: +55 61 3429 6919
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

© 2014 Ministério do Esporte. Todos os direitos reservados.