Notícias
Você está na seção de Notícias da Central de Mídia. Aqui você encontra notícias e reportagens sobre a antidopagem no esporte e sobre as ações da ABCD

Jogos Rio2016: responsabilidades antidopagem

Bem-vindo ao Time Brasil! Parabéns por ter vencido todos os desafios e chegado até aqui. A sua luta agora é em casa. Mostre para o mundo que você compete com garra, alegria, determinação e honestidade. Erga a bandeira do Jogo Limpo e deixe o Brasil orgulhoso  de ter você como Atleta.

Preparamos alguns lembretes para que você não esqueça dos seus deveres com a antidopagem.

1)      Sistema de Localização

Você é responsável por atualizar suas informações de localização também durante o período dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Não se esqueça! Aqueles que estão hospedados na Vila Olímpica também precisam informar os detalhes do endereço, como bloco, andar e apartamento.

Saiba mais sobre o Sistema de Localização, clicando aqui

2)      Lista de Substâncias e Métodos Proibidos

Como Atleta, qualquer substância que entra em seu corpo é de sua responsabilidade. Portanto, saiba o que você está usando, seja remédio, creme, repelente, filtro solar, pois eles podem conter uma substância proibida pela WADA-AMA. 

 

A Lista de Substâncias e Métodos Proibidos de 2016 está disponível aqui

 

3)      Autorização de Uso Terapêutico

O Atleta que utiliza um medicamento que está na Lista de Substâncias e Métodos Proibidos 2016 para tratamento, deve ter uma Autorização de Uso Terapêutico – AUT.

Atletas que competem nos Jogos Olímpicos
Se você não solicitou sua AUT para a ABCD antes de 23 de julho, você vai precisar entrar em contato imediatamente com o Comitê Olímpico Internacional – COI, para apresentar uma Autorização de Uso Terapêutico para os Jogos Olímpicos.

 

Atletas que competem nos Jogos Paralímpicos
Se você não enviou sua AUT para a ABCD antes de 1º de agosto, você vai precisar entrar em contato imediatamente com o Comitê Paralímpico Internacional – IPC , para apresentar uma Autorização de Uso Terapêutico para os Jogos Paralímpicos.

 

Lembre-se: a solicitação não permite que você utilize a substância proibida. Para ser válida, sua AUT deve estar aprovada.

Saiba mais sobre a AUT, clicando aqui

 

4)      Controle de Dopagem

O comitê organizador Rio2016, o COI e o IPC são os responsáveis pelos testes antidopagem no período dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.

Os Atletas que participam dos Jogos podem ser testados a qualquer momento durante o período dos Jogos (Em-Competição ou Fora-de-Competição), independentemente da sua localização.

 

 

 

 
 
 
 
 
 

Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD
Setor de Indústrias Gráficas - SIG, Quadra 04, lote 83
Bloco C, 2º andar, sala 201
Condomínio Capital Financial Center
70610-440 - Brasília DF
Tel: +55 61 3429 6919
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

© 2014 Ministério do Esporte. Todos os direitos reservados.