Notícias
Você está na seção de Notícias da Central de Mídia. Aqui você encontra notícias e reportagens sobre a antidopagem no esporte e sobre as ações da ABCD

Participação de professores e atletas e compartilhamento nas redes sociais garantem sucesso da ação da ABCD nos Jogos Escolares

Equipe de handebol feminino de São Paulo. (Foto: Divulgação)

Depois de dez dias de mobilização em um espaço exclusivo da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem, no Centro de Convenções de João Pessoa (PB), a ABCD comemora a interação de professores e alunos na ação educativa promovida pela instituição. Durante estes dias, as fotos feitas pelos participantes dos Jogos Escolares da Juventude de 12 a 14 anos, segurando as plaquinhas e a moldura de foto com os slogans da Campanha: #Soumaiseu – Diga sim ao jogo limpo, - atingiram cerca de 100 mil curtidas e compartilhamentos em mídias sociais como facebook e instagram.

Para o diretor de Informação e Educação da ABCD, Luiz Celso Giacomini, os objetivos da ação ultrapassaram as expectativas. A secretaria distribuiu camisetas e pins da campanha para aqueles que tirassem fotos e compartilhassem nas redes. Também levou aos Jogos Escolares, kits com informações sobre o controle antidopagem, como ele é feito, e como as crianças e atletas podem se engajar nesta luta pelo jogo limpo no esporte.

Os estudantes puderam ver de perto, os frascos onde são coletadas as amostras de sangue e urina, também os formulários de notificação e de autorização de uso terapêutico e conversar com os agentes da ABCD sobre a questão do doping. “A interação de professores e alunos nos deixa satisfeitos com o trabalho, porque fomos além do alcance dos Jogos Escolares, com os compartilhamentos entre amigos e familiares. Todos nós sabemos do poder de disseminação das mídias sociais”, disse Giacomini.

O professor e técnico da Wandherson Barbosa, da modalidade de vôlei masculino do Colégio Brasileiro do Amazonas, falou da importância de se trabalhar questões como a dopagem nesta faixa etária, onde ainda não são realizados testes de controle. “Esse meninos e meninas ainda estão em formação e temos que trabalhar desde cedo o que é doping e de como competir no esporte de forma limpa”, comentou. Já a professora Sônia, da Escola Estadual João Pinheiro (MG), lembrou que a preocupação não é com a excelência em quadra, dos seus alunos, mas que eles aprendam a ser cidadão limpos e corretos, no esporte, e na vida.

Atletas ouviram instruções sobre dopagem no espaço da ABCD

A atleta do handebol feminino da Escola Elíseo Teixeira Leite de (SP), Mayara Cruz, achou muito positiva a Campanha #soumaiseu. “A gente pôde ver de perto o material onde são feitas as coletas, e recebeu informações de como se prevenir”, disse. O seu técnico Marcos Alexandre, acrescentou: “Muito só ouvem falar de doping pela televisão, mas não entendem o que é, nem como funciona, e essas apresentações ajudaram a esclarecer esses atletas e pessoas que ainda estão em formação.  É importante que eles saibam que não é só o uso de esteroides e ou anabolizantes que são doping, mas que o uso de qualquer medicamento de forma indiscriminada pode prejudicar. Eles têm que estar atentos a tudo que forem tomar”, finalizou.

Os Jogos Escolares da Juventude iniciaram no dia 20 de setembro em João Pessoa, na Paraíba e se encerram nesta quinta-feira (29.09). Cerca de 3,8 mil atletas participaram do evento em 13 modalidades esportivas. Entre os objetivos da competição está a questão da inclusão social dos jovens através do esporte, que também serve de plataforma para a identificação de atletas para o alto rendimento. A organização é do Comitê Olímpico do Brasil (COB) com apoio do Ministério do Esporte e patrocinadores.

Cláudia Sanz

Ascom – Ministério do Esporte

 

Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD
Setor de Indústrias Gráficas - SIG, Quadra 04, lote 83
Bloco C, 2º andar, sala 201
Condomínio Capital Financial Center
70610-440 - Brasília DF
Tel: +55 61 3429 6919
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

© 2014 Ministério do Esporte. Todos os direitos reservados.