Notícias
Você está na seção de Notícias da Central de Mídia. Aqui você encontra notícias e reportagens sobre a antidopagem no esporte e sobre as ações da ABCD

Em ação da ABCD, Eduardo de Rose faz palestra sobre a importância do esporte limpo a velejadores em Porto Alegre

Foto: Veleiros do Sul

A convite da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), o médico Eduardo de Rose, integrante do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem e que gerenciou o controle antidopagem durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, dará uma palestra, neste sábado (06.05), no Veleiros do Sul Associação Náutica Desportiva, em Porto Alegre, aos participantes do Campeonato Sul Brasileiro de Soling. O encontro será às 10h30 e é aberto ao público com vagas limitadas. Quem desejar participar deverá enviar seu credenciamento para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. até às 19horas desta sexta-feira (05.05). 

A palestra - voltada a atletas de base ou mais experientes, além de pais, dirigentes e técnicos - faz parte de uma ação da ABCD, que visa, por meio da educação e de esclarecimentos mais aprofundados sobre o tema, conscientizar a comunidade esportiva sobre a importância do combate à dopagem.

A iniciativa deste fim de semana faz parte de uma ampla programação que a ABCD vem implementando no país e que foi fortalecida por um acordo de cooperação firmado com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), entidade que conta com cerca de 16 mil atletas filiados e com a maioria dos clubes formadores no país.

“A educação é um pilar das ações da ABCD e essa parceria com a CBC é muito importante”, afirma Luiz Celso Giacomini, diretor de Informações e Educação da ABCD. “Nós criamos a campanha #JogoLimpo e temos quatro embaixadores, o Zé Roberto (técnico da Seleção Brasileira feminina de vôlei), o Gabriel Medina (campeão mundial de surfe), a Rafaela Silva (judoca campeã olímpica nos Jogos Rio 2016) e o Daniel Dias (multicampeão dos Jogos Paralímpicos)”, acrescenta.

Giacomini explica que a campanha, que tem abrangência nacional, é amparada em alguns pilares determinantes: “Nós criamos alguns pilares. O CBC é um deles. Mas trabalhamos também com o Conselho Federal de Educação Física, com as confederações, com o COB (Comitê Olímpico do Brasil), com o CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), com as federações estaduais, com as universidades e faculdades de educação física e com as demais demandas espontâneas (federações, associações, etc). Esses são os pilares que estamos trabalhando neste ano”, detalha.

O Secretário nacional para a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), Rogério Sampaio, destaca o resultado prático do acordo de cooperação com a CBC. “Desde que foi assinado, em outubro de 2016, já tivemos uma série de reuniões com o comitê, desenvolvemos três ações práticas e também nasceu esta agenda de palestras”, explica Sampaio. “Não tenho dúvida que essas palestras são fundamentais para que as informações sobre a prevenção ao uso de substâncias proibidas chegue de maneira muito rica não só aos atletas, mas também os profissionais envolvidos na preparação deles”, finalizou.

Rogério Sampaio e Eduardo de Rose. Foto: Francisco Medeiros/ME

Rogério Sampaio e Eduardo de Rose. Foto: Francisco Medeiros/ME
 

Luiz Roberto Magalhães e Abelardo Mendes Jr – Ministério do Esporte

Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD
Setor de Indústrias Gráficas - SIG, Quadra 04, lote 83
Bloco C, 2º andar, sala 201
Condomínio Capital Financial Center
70610-440 - Brasília DF
Tel: +55 61 3429 6919
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

© 2014 Ministério do Esporte. Todos os direitos reservados.