Notícias
Você está na seção de Notícias da Central de Mídia. Aqui você encontra notícias e reportagens sobre a antidopagem no esporte e sobre as ações da ABCD

ABCD fecha novos acordos de cooperação e realiza 150 testes na primeira semana de maio

Desde que a Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) comunicou a volta à conformidade da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), no dia 12 de abril, a ABCD retomou a realização de testes no Brasil. Apenas na primeira semana de maio, 150 controles foram realizados, os últimos 30 deles no domingo (07.05), durante o Campeonato Pan-Americano de Wrestling, disputado no Centro Pan-Americano de Judô (CPJ), em Lauro de Freitas (BA). Na ocasião, a ABCD assinou um termo de cooperação com a Confederação Brasileira de Wrestling (CBW) e nesta segunda-feira (08.05) foi a vez da Confederação Brasileira de Rugby assinar o termo de cooperação com a ABCD.


O secretário da ABCD, Rogério Sampáio (C), assinou acordo na Confederação Brasileira de Rugby. Foto: CBR

“Em Lauro de Freitas, nós fizemos 30 controles com atletas brasileiros e estrangeiros. Testamos todos os campeões, além de outros atletas que foram sorteados”, detalha Alexandre Velly Nunes, diretor de operações da ABCD.

“Com os acordos, as confederações têm que providenciar os calendários para que nós possamos selecionar as competições mais importantes, em geral aquelas que costumam classificar os atletas para os eventos internacionais”, continua Nunes. “Eles nos apontam essas provas e a ABCD leva todo o equipamento, enviamos os profissionais e arcamos com os custos do laboratório. Em contrapartida, as confederações se comprometem a providenciar os locais das estações e dar o suporte necessário durante as competições”, completa o diretor da ABCD.

Além do Pan-Americano de Wrestling, a ABCD já atuou, em maio, no Troféu Maria Lenk de Natação, no Rio de Janeiro; na final da Superliga Masculina de Vôlei, em Belo Horizonte; no Troféu Brasil de Polo Aquático Feminino, no Rio de Janeiro; na Prova Ciclística 1º de Maio, em Indaiatuba (SP); no Campeonato Brasileiro de Triatlo, em João Pessoa; e na Taça Brasil de Juniores de Judô, em Blumenau.

Segundo Alexandre, a meta da ABCD é realizar até o fim do ano entre 3.500 e 4.000 testes. “Depende do planejamento. Para junho, estão previstos 495 testes. Em geral, nosso plano é realizar algo entre 400 e 450 por mês em competições. Mas temos ainda os testes fora de competição, que nós distribuímos ao longo do ano. Em abril, por exemplo, 60% dos testes foram em competição e 40% fora de competição”, encerra o dirigente.

Alexandre Velly Nunes e Pedro Gama Filho, presidente da CBW. Foto: ABCD


Alexandre Velly Nunes e Pedro Gama Filho, presidente da CBW. Foto: ABCD

Luiz Roberto Magalhães – Ministério do Esporte

Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD
Setor de Indústrias Gráficas - SIG, Quadra 04, lote 83
Bloco C, 2º andar, sala 201
Condomínio Capital Financial Center
70610-440 - Brasília DF
Tel: +55 61 3429 6919
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

© 2014 Ministério do Esporte. Todos os direitos reservados.