Notícias
Você está na seção de Notícias da Central de Mídia. Aqui você encontra notícias e reportagens sobre a antidopagem no esporte e sobre as ações da ABCD

ABCD realiza palestra no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo

Assessor da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), o professor Sandro de Oliveira Teixeira ministrou, na última quinta-feira (31.08), no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), equipamento da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura de São Paulo voltado ao esporte de alto rendimento, a palestra “O Que É Controle de Dopagem”.

A palestra educativa foi direcionada aos atletas de base, às comissões técnicas e equipes multidisciplinares que atuam no COTP e, após os esclarecimentos, foi aberta a discussão com perguntas e respostas sobre o tema.

A iniciativa foi a primeira realizada em um equipamento público gerido por uma Secretaria Municipal de Esportes no Brasil e, após a palestra, o professor Sandro Teixeira participou de uma reunião com o Diretor do Departamento Técnico de Alto Rendimento da Cidade de São Paulo, Professor Ismar Barbosa.

Na ocasião, iniciou-se um diálogo para que a Secretaria Nacional da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem do Ministério do Esporte e a Secretaria Municipal de Esportes da Cidade de São Paulo discutam a possibilidade de fecharem um acordo de cooperação educacional a ser implantado no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, de modo que exista a regularidade de palestras para todos os públicos pertencentes ao COTP.

“O Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa é o maior centro público de preparação de atletas de base para o alto rendimento do Brasil”, ressalta Sandro Teixeira. “Eles têm dez modalidades e o objetivo da palestra foi informar esse público sobre o controle de dopagem. Tínhamos desde atletas de 12 anos da ginástica artística até praticantes de atletismo que já tinham disputado Pan-Americanos da modalidade e que já tinham passado por controle de dopagem. Então o público foi bem eclético”, prossegue o assessor da ABCD.

“Após a palestra, houve mais de uma hora de perguntas e respostas, o que comprova o engajamento de todos. Agora o plano é passar para um outro nível com o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa em São Paulo. Não existe nenhum clube no Brasil que tenha acordo com a ABCD para um programa educacional contínuo e o COTP, que também é considerado um clube, já que os atletas participam de torneios, deve ser o pioneiro nesse sentido. Essa é a intenção deles e acho que é só uma questão de tempo para isso se realizar”, conclui o professor Sandro Teixeira.

O Professor Ismar Barbosa comemorou o sucesso da parceria com a ABCD. “A palestra foi muito bem-vinda. A gente sempre teve essa preocupação de que nossos atletas entendessem a importância do jogo limpo e essa iniciativa nos deixou muito felizes, pois atendeu à expectativa que a gente tinha, que era de mostrar o trabalho do esforço antidopagem para nossos atletas, comissões técnicas e equipes multidisciplinares”, diz o professor.

“Ficou muito claro quais são os caminhos para que todos trabalhem no conceito de não fazer uso de substâncias proibidas. Nesse contexto, nós vislumbramos a possibilidade de uma parceria contínua com a ABCD. Nós fazemos treinamento para mais de mil atletas, prioritariamente entre 7 e 17 anos, e é importantíssimo que eles criem a cultura do jogo limpo”, encerra o diretor do COTP.

Ministério do Esporte
 

Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD
Setor de Indústrias Gráficas - SIG, Quadra 04, lote 83
Bloco C, 2º andar, sala 201
Condomínio Capital Financial Center
70610-440 - Brasília DF
Tel: +55 61 3429 6919
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

© 2014 Ministério do Esporte. Todos os direitos reservados.