Notícias
Você está na seção de Notícias da Central de Mídia. Aqui você encontra notícias e reportagens sobre a antidopagem no esporte e sobre as ações da ABCD

Professor Celso Giacomini é nomeado secretário da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem

Foi publicado no Diário Oficial da União, nesta sexta-feira (08.09), a nomeação do professor Luiz Celso Giacomini como secretário nacional da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). Ele substitui Rogério Sampaio, que, após comandar a ABCD por um ano, foi nomeado, no início de julho, como secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte.

“Eu me senti lisonjeado pela indicação do ministro Leonardo Picciani e acredito que tenho um desafio muito importante ao substituir Rogério Sampaio à frente da ABCD, uma vez que ele realizou um excelente trabalho, como continua fazendo, agora, na Secretaria de Alto Rendimento”, declarou Luiz Celso Giacomini.

“Nosso objetivo é dar sequência ao trabalho, procurando aprimorar todos os compromissos da ABCD junto à Wada (Agência Mundial Antidoping, na sigla em inglês) e ao Código Mundial Antidopagem, sempre em consonância com as diretrizes do Ministério do Esporte e do governo brasileiro”, afirmou o secretário.

Nascido em Formigueiro (RS), Giacomini, 68 anos, não será um rosto novo na ABCD, já que ocupava, desde agosto de 2016, o cargo de diretor do Departamento de Informação e Educação. Ele é formado em educação física pela Universidade Federal de Santa Maria (RS), onde obteve o mestrado em ciência do movimento humano e lecionou por 27 anos, entre 1973 e 2000, como professor de esportes nos cursos de graduação e de especialização. Além disso, é especialista em esportes coletivos e em educação.

Antes de trabalhar na ABCD, Giacomini já havia ocupado dois cargos no Ministério do Esporte: diretor do Departamento Nacional de Desenvolvimento e Tecnologia, em 2001, e secretário-adjunto da Secretaria Nacional de Esportes, em 2002, quando trabalhou com o secretário Lars Grael. Somam-se a isso as experiências como representante do Brasil no Conselho Sul-Americano de Desportos (Consude) e na Associação Mundial Antidopagem por dois anos, entre 2001 e 2002.

Atleta de handebol no período em que era estudante universitário, Giacomini tem forte ligação com aGiacomini modalidade, tendo sido técnico das seleções brasileiras masculinas júnior e adulta. Com o time principal, conquistou títulos sul-americanos e, em campeonatos pan-americanos, classificou o Brasil para os Jogos Olímpicos de Barcelona 1992 e de Atlanta 1996, não tendo, entretanto, comandado a seleção durante as Olimpíadas. No handebol, Luiz Celso ganhou mais de 60 títulos em competições estaduais, nacionais e internacionais.

Entre os cargos que ocupou, estão ainda o de secretário municipal de esporte e Lazer de Santa Maria e o de presidente da Associação Desportiva da Universidade Federal de Santa Maria, além de presidente da Federação Gaúcha de Handebol.

Ascom – Ministério do Esporte
 

Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD
Setor de Indústrias Gráficas - SIG, Quadra 04, lote 83
Bloco C, 2º andar, sala 201
Condomínio Capital Financial Center
70610-440 - Brasília DF
Tel: +55 61 3429 6919
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

© 2014 Ministério do Esporte. Todos os direitos reservados.