ABCD - Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem ABCD e COB trabalham termo de cooperação que deve ser assinado em breve
 
Notícias
Você está na seção de Notícias da Central de Mídia. Aqui você encontra notícias e reportagens sobre a antidopagem no esporte e sobre as ações da ABCD

ABCD e COB trabalham termo de cooperação que deve ser assinado em breve

A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) e o Comitê Olímpico do Brasil (COB) participaram, no último fim de semana, no Centro de Treinamento do Time Brasil, no Rio de Janeiro, de um seminário para discutir o planejamento da ginástica artística visando à temporada de 2018 e as ações fundamentais para desenvolver o esporte para o atual ciclo olímpico. Na ocasião, a ABCD debateu com a equipe médica do COB assuntos ligados à dopagem no Brasil.

As duas entidades trabalham atualmente na elaboração de um termo de cooperação que deve ser assinado nas próximas semanas pelo Secretário da ABCD, professor Luiz Celso Giacomini, e pelo presidente do COB, Paulo Wanderley. O objetivo é que a ABCD possa atuar de forma mais abrangente em assuntos ligados ao combate à dopagem junto ao Comitê Olímpico do Brasil.

No encontro do último fim de semana, a ABCD esteve representada pelo médico e diretor de operações da entidade, Dr. Christian Trajano, e pelo diretor de educação, professor Sandro Teixeira. Os dois conduziram palestras e posteriores debates sobre diversos assuntos ligados à dopagem no Brasil.

O professor Sandro Teixeira e o médico Christian Trajano, da ABCD, em palestras para a equipe do COB. Fotos: ABCD/divulgação

Além, das questões ligadas à dopagem, foram debatidos durante o seminário temas como a necessidade das avaliações constantes na ginástica, as principais lesões na modalidade e como evitá-las, o assédio no esporte, o código de conduta, o coaching esportivo, a análise do cenário internacional, a preparação física, a arbitragem e a participação em eventos internacionais, entre outros. Participaram do encontro treinadores, médicos, fisioterapeutas, árbitros, gerentes e profissionais de várias áreas ligadas à ginástica artística.

Gerente-geral de Alto Rendimento do COB, Jorge Bichara ressalta a importância das ações da ABCD junto aos atletas. “O que nos interessa bastante nessa relação com a ABCD é a questão da educação”, explica.

“Queremos que o processo de uma educação seja feito de forma permanente, no sentido de que os atletas estejam cada vez mais esclarecidos sobre todas as informações referentes ao processo de controle de dopagem, ao uso de forma equivocada de suplementos e dos riscos de uma suplementação equivocada, além do uso errado de medicamentos”, prossegue Jorge Bichara.
“Nossa intenção com essa aproximação com a ABCD é evitar ao máximo os erros e as filhas não-intencionais. Esse trabalho com a ABCD faz parte da nossa estratégia de cada vez mais aprofundar o tema antidopagem e oferecer o máximo de informação sobre esse assunto, que é fundamental no processo de preparação aos atletas”, encerra o dirigente.

Luiz Roberto Magalhães - Ministério do Esporte
 

Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD
Setor de Indústrias Gráficas - SIG, Quadra 04, lote 83
Bloco C, 2º andar, sala 201
Condomínio Capital Financial Center
70610-440 - Brasília DF
Tel: +55 61 3429 6900
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

© 2014 Ministério do Esporte. Todos os direitos reservados.