Notícias
Você está na seção de Notícias da Central de Mídia. Aqui você encontra notícias e reportagens sobre a antidopagem no esporte e sobre as ações da ABCD

WADA promove Seminário Legal Antidopagem com apoio da ABCD no Rio de Janeiro

A Agência Mundial Antidoping (WADA, na sigla em inglês) promove nesta semana, no Rio de Janeiro, o Seminário Legal Antidopagem da América do Sul. Esta é a sétima edição do evento, que pela primeira vez veio ao Brasil por convite da diretoria da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). A iniciativa tem como objetivo construir um pensamento padronizado na atuação jurídica do controle antidoping. O encontro entre juristas, advogados, membros de organizações nacionais antidoping e diretores da WADA se estende até esta quinta-feira (08.03) e terá painéis de exposição e atividades práticas entre os 54 inscritos vindos de 11 países da América Latina.

O professor Luiz Celso Giacomini fala durante o seminário Seminário Legal Antidopagem. Foto: Thiago Rizzerio/ME

A construção de uma ideia comum entre países para o melhor cumprimento do Código Mundial Antidoping agrada muito o professor Luiz Celso Giacomini, secretário da ABCD. Para ele, os debates e as interações entre as pessoas ligadas ao tema de diferentes países fortalece, inclusive, o esporte em toda a região, com mais informação para todos ligados às competições de alto rendimento.

“Na medida em que ajuda na análise dos resultados que são obtidos dos exames de controle de dopagem, a troca de experiências contribui levando a informação ao atleta, ao treinador, para todas as comissões técnicas e confederações no sentido de alertar que o resultado adverso e o consumo de substância nociva ao desenvolvimento da saúde pode levar a ter muitas perdas, como patrocínios e bolsas que o Ministério oferece”, opina Giacomini. “Então é realmente um caminho muito importante e esse evento traz para nós a consolidação dessas ideias”, prossegue o secretário da ABCD.

Para Giacomini, a própria realização de seminários desta envergadura representa um avanço para a própria Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem. “A ABCD é ainda uma entidade jovem dentro do nosso governo e tem recebido muito apoio do ministro Leonardo Picciani. Eventos da WADA no Brasil significam consolidar um crescimento para a gente. Isso deixará um legado muito importante para a comunidade da ABCD com competência e harmonia dentro do país”, acrescenta.

A diretora regional da Wada na América Latina, Maria José Pesce. Foto: Thiago Rizzerio/ME

A animação do secretário é explicada pelo prestígio que a Agência Mundial Antidoping deu ao evento, ao promovê-lo com a participação de importantes figuras da WADA, como a diretora regional da agência na América Latina, Maria José Pesce; o gerente sênior Emiliano Simonelli; e a gerente de assuntos legais, Tharinda Puth.

O objetivo da entidade é compartilhar com os presentes as experiências, passando pelas dificuldades e desafios que cada país tem na implementação de todos os objetos que marcam o Código Mundial Antidopagem.

A busca de uma padronização internacional na solução de casos analíticos adversos é uma das metas da WADA ao promover seminários com membros de vários países de uma mesma região. Para a diretora regional, Maria José Pesce, essa cooperação entre organizações nacionais antidopagem é um avanço para a conquista do esporte cada vez mais livre do doping.

“Nós temos um desafio para ter um jogo limpo, mas também temos uma obrigação com nossos atletas para que tenham direito de competir em um esporte limpo”, afirma Maria José Pesce. “Sabemos que sempre haverá algo a melhorar, mas vamos seguir tentando. Que seja direito de todos os atletas competir em igualdade de condições. Acreditamos que eventos de capacitação como este vão nesta direção”, encerra a diretora regional da Wada na América Latina.

Thiago Rizerio - Ascom - Ministério do Esporte
 

Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD
Setor de Indústrias Gráficas - SIG, Quadra 04, lote 83
Bloco C, 2º andar, sala 201
Condomínio Capital Financial Center
70610-440 - Brasília DF
Tel: +55 61 3429 6919
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

© 2014 Ministério do Esporte. Todos os direitos reservados.