Notícias
Você está na seção de Notícias da Central de Mídia. Aqui você encontra notícias e reportagens sobre a antidopagem no esporte e sobre as ações da ABCD

ABCD promove palestra educativa sobre antidopagem na Taça Brasil de Ciclismo de Pista

Sessenta atletas da elite nacional do ciclismo de pista disputaram, no último fim de semana, a primeira etapa da Taça Brasil de Pista. Além de distribuir pontos válidos pelo ranking nacional, a competição, realizada no Velódromo do Jardim Botânico de Curitiba (PR), contou ainda com uma palestra educativa sobre a importância da antidopagem, ministrada pelo secretário nacional da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), Emanuel Rego.

“A transferência de conhecimento sobre antidopagem é uma das ações mais importantes na busca pelo jogo limpo. A convite da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), tivemos a oportunidade de divulgar a importância das comissões técnicas das equipes na proteção da saúde de seus atletas. Vários campeões brasileiros de ciclismo estavam presentes”, comentou o secretário da ABCD.

Foto: Prefeitura de CuritibaFoto: Prefeitura de Curitiba

O objetivo do encontro, realizado na última sexta-feira (17.05), foi esclarecer a atletas, pais, técnicos, árbitros e dirigentes do ciclismo quanto aos riscos à saúde no uso de substâncias e métodos proibidos. Campeão olímpico no vôlei de praia, Emanuel apresentou ainda sua trajetória como atleta e as conquistas alcançadas por meio do jogo limpo.

No dia seguinte, o secretário participou da abertura da Taça Brasil, ao lado do prefeito Rafael Greca e do presidente da CBC, José Luis Vasconcellos. Também estiveram presentes o presidente e a diretora técnica da Federação Paranaense de Ciclismo, Eduardo Pereira e Mônica Braga, respectivamente; os diretores da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Thiago Soares, Carlos Pijak Jr e Ronaldo Babiak; o presidente do Instituto Municipal de Administração Pública, Alexandre Matschinske; e o vereador Rogério Campos.

A Taça Brasil teve a participação de atletas de Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo. O evento é realizado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), com apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, da Federação Paranaense de Ciclismo e do Instituto Cidadania e Voluntariado. Após a etapa de Curitiba, a competição seguirá para outras duas cidades, que ainda serão confirmadas. Todas as etapas serão válidas pelo Ranking Nacional. O evento conta com as categorias oficiais Junior e Elite (masculino e feminino), além da categoria Open Master, aberta para amadores.

Foto: Prefeitura de CuritibaFoto: Prefeitura de Curitiba

Ascom – Secretaria Especial do Esporte, com informações da Prefeitura de Curitiba e da CBC 

Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD
Setor de Indústrias Gráficas - SIG, Quadra 04, lote 83
Bloco C, 2º andar, sala 201
Condomínio Capital Financial Center
70610-440 - Brasília DF
Tel: +55 61 3429 6900
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

© 2019 ABCD. Todos os direitos reservados.