Notícias
Você está na seção de Notícias da Central de Mídia. Aqui você encontra notícias e reportagens sobre a antidopagem no esporte e sobre as ações da ABCD

Secretária da ABCD, Luisa Parente ministra palestra na abertura do Brasília Capital Fitness

A secretária da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), Luisa Parente, ministrou, na tarde desta sexta-feira (04.10), uma palestra na abertura da 25ª edição do Brasília Capital Fitness, maior evento fitness do Brasil, que prossegue até o domingo (06.10), no Pavilhão do Parque da Cidade.

Luisa Parente foi a primeira atleta brasileira da modalidade a disputar duas Olimpíadas consecutivas na ginástica artística, em Seul 1988, quando chegou à final, e Barcelona 1992. Ela também se tornou a primeira brasileira a conquistar duas medalhas de ouro na ginástica artística em Jogos Pan-Americanos, em Havana 1991, quando brilhou no salto e nas barras assimétricas.

Luisa Parente, em palestra durante o Brasília Capital Fitness. Foto: Luiz Roberto Magalhães/Ministério da Cidadania

Com o tema “Saúde e jogo limpo: o caminho para uma trajetória de sucesso”, Luisa Parente apresentou dois vídeos sobre a história da ABCD, destacou a importância do combate à dopagem e ressaltou o papel fundamental que a informação tem na luta pelo jogo limpo no esporte.

“É muito importante para a ABCD estar presente em grandes eventos como o Brasília Capital Fitness e poder levar essa mensagem do jogo limpo e do combate à dopagem também para o público que frequenta as academias”, ressaltou Luisa Parente.

A palestra foi aberta pelo secretário de Esportes do Distrito Federal, Leandro Cruz, que ressaltou que o tema antidopagem deve ser levado às 56 mil crianças e jovens que frequentam os 12 Centros Olímpicos em operação no Distrito Federal. “Esperamos que a partir de 2020 a gente debata a questão da antidopagem uma ou duas vezes por ano em nossos 12 Centros Olímpicos e contamos com a ABCD para isso", afirmou Leandro Cruz.

Após a palestra, foi realizada uma mesa redonda que debateu o tema “a importância da prática do esporte livre da dopagem”. Participaram do debate, além de Luisa Parente, Denise Cardoso, secretária-executiva de políticas do esporte da Secretaria do Estado do Esporte e Lazer do Governo do Distrito Federal; Ronald Rodrigues, jogador de basquete do time Universo Brasília; Soraya Carvalho, ex-ginasta olímpica e hoje gerente do Instituto Olímpico Brasileiro; e Flávio Adsuara Cadegiani, médico endocrinologista.

Participantes do debate sobre dopagem no esporte. Foto: Luiz Roberto Magalhães/Ministério da Cidadania

Um ponto interessante do debate foi levantado por Soraya Carvalho, que lembrou como o tema antidopagem era diferente em sua época como atleta. Ela contou que em 1995, então com 16 anos, fez, durante um Campeonato Mundial, um exame antidopagem pela primeira vez e levou um susto, pois aquele foi seu primeiro contato com o assunto, mesmo já tendo disputado diversas competições e estando apenas a um ano de competir nos Jogos Olímpicos de Atlanta 1996.

“Depois que eu competi naquele Mundial, fui informada de que precisava fazer o teste. Nunca tinha ouvido falar em exame antidopagem. Aquela era uma época muito diferente de hoje, que, felizmente, temos muito mais informações sobre esse tema. Nem a Wada (Agência Mundial Antidopagem, na sigla em inglês, fundada em 1999) existia naquele tempo”, lembrou Soraya.

Outro ponto marcante foi o depoimento de Ronald Rodrigues. Em 2016, o jogador testou positivo para o uso de anabolizante e ficou afastado do basquete profissional por três anos. Ele retornou ao basquete em 2019 e classificou o uso da substância proibida como o pior erro de sua vida e a decisão da qual mais se arrepende. “Hoje eu aprendi com meu erro e falo aqui para que ninguém mais tenha que passar por uma situação como a que eu passei. Não vale a pena”, aconselhou Ronald.

Luiz Roberto Magalhães - Ascom - Ministério da Cidadania  

Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD
Setor de Indústrias Gráficas - SIG, Quadra 04, lote 83
Bloco C, 2º andar, sala 201
Condomínio Capital Financial Center
70610-440 - Brasília DF
Tel: +55 61 3429 6900
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

© 2019 ABCD. Todos os direitos reservados.