Notícias
Você está na seção de Notícias da Central de Mídia. Aqui você encontra notícias e reportagens sobre a antidopagem no esporte e sobre as ações da ABCD

ABCD participa de evento virtual promovido pela Liga de Basquete Feminino

A secretária nacional da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), Luisa Parente, e o diretor-técnico da ABCD, André Siqueira, participaram, na noite desta segunda-feira (06.04), de um evento virtual promovido pela Liga de Basquete Feminino (LBF). A iniciativa fez parte do LBF Academy, programa que visa a realização de uma série de atualizações em diversas áreas relacionadas à carreira no basquete.

O LBF Academy, restrito às equipes e atletas da Liga, foi aberto na noite da segunda-feira por meio de um painel virtual. O evento foi apresentado por Leonardo Andreotti, assessor jurídico da LBF e presidente do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo (IBDD), e, além de Luisa Parente e André Siqueira, contou com a participação de cerca de 60 pessoas, entre atletas, treinadores e dirigentes de clubes integrantes da LBF.

“Foi uma brilhante iniciativa da Liga de Basquete Feminino e tivemos uma satisfação muito grande da ABCD em participar”, ressalta Luisa Parente. “Nós tivemos um ambiente virtual muito agradável, com possibilidade para perguntas, com tempo, calma e tranquilidade para explanação sobre os assuntos antidopagem, que são extensos e profundos. Obviamente que este tema não se esgota em um único encontro, mas foi uma iniciativa que merece não só ser repetida pela própria Liga, mas como replicada como um exemplo de uma excelente prática de educação antidopagem”, prossegue a secretária da ABCD.

“Isso muito nos motiva, porque a gente sabe que temos que buscar formas inovadoras e acessíveis a todo o momento. Nesse cenário em que a gente vive atualmente realmente foi uma ação rápida que a Liga promoveu e de forma muita organizada e com muita competência, com foco, preocupação e responsabilidade, acima de tudo, com o tema antidopagem. Essa foi só a primeira atividade conjunta e certamente outras formas de parceria serão feitas a partir de agora entre a Liga de Basquete Feminino e a ABCD”, destaca Luisa Parente.

O diretor-técnico da ABCD também elogiou a iniciativa. “Foi um evento extremamente oportuno. A maneira que nós temos hoje de chegarmos às pessoas é via internet e fazermos uma seminário via web com uma plataforma eficiente como a que foi utilizada (a Zoom) foi excelente.”

“A organização da Liga fez um papel muito interessante, que foi intermediar a conversa entre mim, a Luisa e outro advogado, o Dr. Andreotti, e os atletas, técnicos, fisioterapeutas e gestores da Liga sobre o tema antidopagem. Eles organizaram isso de um modo muito bem feito, divulgaram para as atletas e para o público deles e foi um evento ótimo, muito pertinente, e isso pôde ser notado pelas perguntas que recebemos. O evento permitiu uma aproximação, ainda que virtual, da ABCD com a Liga de Basquete Feminino e com os times e as jogadoras. Isso nos permitiu divulgar e difundir o conhecimento antidopagem”, concluiu André Siqueira.

Na terça-feira (07.04), a LBF Academy promoveu um Media training com dicas às atletas para a concessão de entrevistas e o bom uso das redes sociais. O palestrante foi o jornalista Fábio Balassiano, autor do blog Bala na Cesta, do UOL, e que também assina a Coluna do Bala no site da LBF.

Magic Paula e André Heller

Nesta quarta-feira (08.04), o tema abordado pela LBF Academy será “Comportamento e Liderança”. O evento será ministrado pela campeã mundial, pan-americana e medalhista olímpica Magic Paula, uma das maiores jogadoras da história do basquete feminino mundial e das principais referências esportivas para as jogadoras.

Por último, nesta quinta-feira (09.04), o LBF Academy vai tratar da Gestão de Carreira no Esporte com outro personagem histórico do esporte brasileiro, o campeão olímpico, mundial e pan-americano de voleibol masculino, André Heller.

“O Academy da LBF foi um dos Top 10 que criamos quando assumimos a LBF no segundo semestre de 2017. O objetivo é capacitar e desenvolver. Especificamente neste modulo, à distância, estamos com uma programação muito rica de troca de experiência. Meu agradecimento a todos que já participaram e aos que ainda irão palestrar”, diz o presidente da LBF, Ricardo Molina.

Luiz Roberto Magalhães - Ascom - Ministério da Cidadania  

Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD
SQS Q. 6  - Asa Sul, 12º Andar, Sala 1203
Edifício Parque Cidade Corporate
70308-200 - Brasília, DF, Brasil
Tel: +55 61 2026 1478
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

© 2019 ABCD. Todos os direitos reservados.