Notícias
Você está na seção de Notícias da Central de Mídia. Aqui você encontra notícias e reportagens sobre a antidopagem no esporte e sobre as ações da ABCD

ABCD participa de palestra de educação antidopagem para atletas do nado artístico do Flamengo

Em mais uma iniciativa de educação pelo Jogo Limpo, a secretária nacional Luisa Parente e o diretor técnico André Siqueira, da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), participaram de palestra virtual no último sábado (16.05) para atletas do nado artístico e profissionais do Clube de Regatas Flamengo. A conversa foi moderada pelo Dr. Cláudio Cardone, coordenador médico do Centro Unificado de Identificação e Desenvolvimento de Atleta de Rendimento (CUIDAR) do Rubro Negro.

O Flamengo foi o primeiro clube a aderir à campanha Jogo Limpo da ABCD, que atualmente conta com a participação de mais de 30 entidades esportivas. Desde o ano passado, a Autoridade Brasileira oferece um formulário online para quem deseja integrar a iniciativa.

“A adesão do Flamengo à campanha Jogo Limpo é fundamental para nós, pois se trata do clube de maior torcida do país. Assim, levamos a cultura de combate à dopagem ao maior número de pessoas. Além disso, é um clube com tradição na formação de atletas olímpicos, representando boa parte das seleções de base, que é o nosso principal público-alvo. Dessa forma, a divulgação dos canais da ABCD ajuda a levar as informações aos atletas, treinadores e familiares, e o Flamengo cumpre seu papel na educação antidopagem”, destacou Luisa Parente.

Jullia Catharino, atleta do clube e da seleção brasileira de nado artístico, aproveitou a palestra para tirar dúvidas. “Temos que estudar esse assunto no dia a dia porque é muito importante e, às vezes, deixamos passar, mas, na verdade, é algo que temos que prestar muita atenção e saber tudo, estar bem ciente de todas as consequências e processos”, disse.

Nadadoras da equipe sênior e das categorias de base participaram do evento online, além de pais e responsáveis pelas atletas mais jovens. Membros da comissão técnica, profissionais do CUIDAR, gerentes de outras modalidades e o diretor executivo de Esportes Olímpicos, Marcelo Vido, também se juntaram ao grupo.

“O clube fez uma palestra incrível, tanto para as atletas que já são de seleção quanto para as que são da base e vão começar a ter contato. Achei muito importante, muito esclarecedor e muito boa a iniciativa”, elogiou Jullia Catharino.

As equipes de nado artístico do Flamengo contam com recursos captados via Lei de Incentivo ao Esporte das empresas Banco Bonsucesso, Furnas, Estácio, LafargeHolcim/Cimento Mauá e EY, além de apoio da Confederação Brasileira de Clubes (CBC), proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé.

Interação virtual

Com o objetivo de divulgar e difundir a educação antidopagem durante o período da pandemia do novo coronavírus, a ABCD está à disposição das entidades para interações virtuais. A Liga de Basquete Feminino, a Confederação Brasileira de Badminton, a Saltos Brasil e outras entidades fizeram lives com profissionais da ABCD. O Instituto Brasileiro de Direito Desportivo (IBDD) e a Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) realizaram um webinar, seminário via web, com a participação da secretária Luisa Parente. Para agendar um evento virtual com a ABCD, encaminhe a solicitação no e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Assessoria de Comunicação – Ministério da Cidadania, com informações do Clube de Regatas Flamengo  

Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD
SQS Q. 6  - Asa Sul, 12º Andar, Sala 1203
Edifício Parque Cidade Corporate
70308-200 - Brasília, DF, Brasil
Tel: +55 61 2026 1478
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

© 2019 ABCD. Todos os direitos reservados.