Operadores da Justiça Esportiva
Você está na Área do Operador da Justiça Esportiva. Reunimos, aqui, um espaço para você acompanhar os casos, se informar, ter acesso aos códigos, publicações, audiências, comissões que envolvem Justiça e dopagem no Esporte. Os Operadores de Justiça Esportiva tem papel essencial no processo de Controle de Dopagem. São vocês que batem o martelo na defesa da ética esportiva e proteção do atleta que recusa a dopagem. São vocês que fazem valer todo o esforço de mergulhar nessa batalha por um Esporte mais justo. Defenda nosso Esporte: junte-se a nós na Luta Contra a Dopagem no Esporte

 

 
 

 

Equipe Técnica

Você é da Equipe Técnica e sabe o quanto a injustiça de perder o pódio para um competidor dopado pode custar para seu atleta. Por isso, é importante que você, treinador, mergulhe no assunto da antidopagem e oriente o seu atleta a competir limpo. Toda a equipe deve estar atenta, seja médico, nutricionista, psicólogo, preparador físico ou de apoio.

É com vocês que o atleta passa grande parte do tempo. É natural, portanto, que ao ter uma dúvida sobre dopagem ele pergunte a quem confia. Por isso, estejam preparados. Falem abertamente sobre o assunto, não deixem que ele descubra o que é dopagem sem que tenha todas as informações corretas e completas a seu alcance.

Muita pressão e excessos podem levar o atleta a querer procurar uma forma de aumentar o rendimento para não ficar para trás ou se sentir frustrado. Logo, muito cuidado com seu discurso e a forma com que conduz o treino.

Se você faz parte da equipe técnica, ajude seu atleta a não utilizar nada que vá prejudicá-lo no futuro, tanto na saúde, quanto na carreira. Saiba quais são as substâncias e métodos que, como atleta, ele não pode utilizar. Informe-se sobre a Autorização de Uso Terapêutico e os critérios para consegui-la quando realmente necessário.

Vocês são essenciais para o sucesso do atleta. A atitude do atleta em uma competição é reflexo da formação que ele recebeu, seja sobre força, coragem, superação, ou sobre igualdade, justiça e ética. O atleta precisa saber que dopagem é fraude, corrupção, covardia. Ajude-o, portanto, a valorizar o Esporte livre da dopagem.

 

 
Notícias
Vídeos
 
 

Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD
Setor de Indústrias Gráficas - SIG, Quadra 04, lote 83
Bloco C, 2º andar, sala 201
Condomínio Capital Financial Center
70610-440 - Brasília DF
Tel: +55 61 3429 6919
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

© 2014 Ministério do Esporte. Todos os direitos reservados.