Perguntas e Respostas
Nessa seção você poderá tirar todas as suas dúvidas sobre a Dopagem no Esporte e também sobre as ações que a compõem.

 

 
 

 

 

Código Mundial Antidopagem

 

1) O que é o Código Mundial Antidopagem?

É o conjunto de normas que têm o objetivo de unir e fortalecer as políticas antidopagem adotadas por todos os países que aderiram à Convenção Internacional contra a Dopagem no Esporte. Fique por dentro. Conheça agora o Novo Código que entrou em vigor no dia 1º de janeiro de 2015. 

2) O que é a Convenção Internacional contra a Dopagem no Esporte?

A Convenção Internacional contra a Dopagem no Esporte foi realizada em 2005, em Paris, sob coordenação da UNESCO, e reuniu países de todo o mundo que se comprometeram com a prevenção e o combate à Dopagem no Esporte.

3) Quais os objetivos do Código Mundial Antidopagem?

Proteger o direito fundamental dos atletas de participar de competições esportivas livres de Dopagem; promover a saúde, a justiça e a equidade no Esporte; e assegurar a promoção de programas de educação e prevenção contra a Dopagem em nível internacional.

4) O Código Mundial Antidopagem prevê punições para quem se dopa?

Sim. O Código Mundial Antidopagem contempla as infrações e penalidades impostas aos atletas e equipe técnica, treinadores ou médicos envolvidos nos casos de Dopagem comprovada.

5) O que é a Lista de Substâncias e Métodos Proibidos?

É uma lista estabelecida pela Agência Mundial Antidopagem – AMA com todas as substâncias ou métodos proibidos no Esporte capazes de promover alterações físicas ou psíquicas que aumentam o rendimento do atleta.

World Anti-Doping Agency - WADA na sigla em inglês

 

6) Quando foi lançada a primeira Lista de Substâncias e Métodos Proibidos?

A primeira Lista de Substâncias e Métodos Proibidos foi publicada em 1963 pelo Comitê Olímpico Internacional – COI, entidade responsável pela sua criação.

7) Onde posso encontrar a Lista de Substâncias e Métodos Proibidos?

Nos sites www.wada-ama.org  e no site www.abcd.gov.br , onde é possível descobrir se determinado medicamento contém alguma substância proibida.

8) Todas as substâncias incluídas na Lista são proibidas Fora-de-Competição?

Não.  A Lista contem três seções distintas. Uma primeira onde estão listadas as substâncias e os métodos proibidos tanto Em-Competição como Fora-de-Competição; uma segunda onde são relacionadas as substâncias que só são proibidas Em-Competição e uma última seção na qual são definidas as substâncias proibidas apenas em alguns Esportes.

9) Como uma nova substância é incluída nessa Lista?

A Agência Mundial Antidopagem – AMA reúne periodicamente especialistas para avaliar a Lista. Uma substância é incluída se melhorar o desempenho esportivo, mascarar a utilização de outras substâncias proibidas ou sinalizar a utilização de métodos proibidos, o que indica violação ao estabelecido no Código Mundial Antidopagem.

10) Que outros critérios podem ser utilizados para que uma substância possa ser incluída na Lista?

O fato de uma substância prejudicar ou ter potencial para prejudicar a saúde do atleta ou o risco de comprometer o espírito esportivo podem ser fatores utilizados como critérios de inclusão.

11) Incluída uma substância, como a nova Lista é aprovada?

A Lista é preparada ao longo do ano e as organizações antidopagem de diferentes países e Federações Internacionais são convidadas para avaliar a nova versão. Finalizada esta etapa, a nova Lista é aprovada pelo Comitê Executivo da Agência Mundial Antidopagem – AMA e passa a valer para todos os países.

World Anti-Doping Agency - WADA na sigla em inglês

 

12) Quem publica as atualizações da Lista de Substâncias e Métodos Proibidos?

Cabe à Agência Mundial Antidopagem – AMA a responsabilidade pela preparação e publicação anual das atualizações da Lista.

13) Existe um período em que a Lista é revisada?

Sim. A revisão normalmente acontece uma vez por ano. A Agência Mundial Antidopagem – AMA publica a Lista no dia 1º de outubro com data de vigência a partir de 1º de janeiro do ano seguinte. Isso ocorre para que durante os três meses que antecedem a sua vigência todos os interessados possam ser informados previamente, especialmente os atletas. Independentemente disso, a AMA pode decidir rever a Lista a qualquer momento, sempre que uma nova substância ou método proibido é identificado.

Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD
Setor de Indústrias Gráficas - SIG, Quadra 04, lote 83
Bloco C, 2º andar, sala 201
Condomínio Capital Financial Center
70610-440 - Brasília DF
Tel: +55 61 3429 6919
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

© 2014 Ministério do Esporte. Todos os direitos reservados.