Perguntas e Respostas
Nessa seção você poderá tirar todas as suas dúvidas sobre a Dopagem no Esporte e também sobre as ações que a compõem.

 

 
 

 

 

Agentes de Controle de Dopagem

 

1) Quem são os profissionais responsáveis pela realização dos Controles de Dopagem?

São os Agentes de Controle de Dopagem , representados pelos Oficiais de Controle de Dopagem, Oficiais de Coleta de Sangue, Escoltas, Gerentes e Operadores de Estação de Controle de Dopagem

Doping Control Officers – DCO, Blood Collection Officers – BCO, Chaperones, Doping Control Stations Managers e Doping Control Stations Operators, nas respectivas siglas em inglês

 

2) Qual a atribuição do Oficial de Controle de Dopagem?

O Oficial de Controle de Dopagem coordena e executa a coleta de amostras do atleta que é submetido a um Controle de Dopagem, seja nos testes realizados “Em-Competição” ou “Fora-de-Competição”.

3) Qual a atribuição do Oficial de Coleta de Sangue?

O Oficial de Coleta de Sangue é um profissional da área de saúde que trabalha em conjunto com o Oficial de Controle de Dopagem, e está legalmente autorizado a fazer a coleta de sangue do atleta.

4) Qual a atribuição do Escolta?

O Escolta (ou Chaperone na língua inglesa) é o profissional treinado que notifica, acompanha e observa o atleta durante o processo de coleta de amostras.

5) Qual a atribuição do Gerente de Estação de Controle de Dopagem?

O Gerente de Estação de Controle de Dopagem trabalha para que todas as necessidades dos atletas e do Oficial de Controle de Dopagem sejam atendidas conforme previsto no Padrão Internacional para Testes e Investigações da Agência Mundial Antidopagem - AMA , assegurando a segurança dos procedimentos, privacidade e o conforto do atleta

World Anti-Doping Agency - WADA na sigla em inglês

 

6) Qual a atribuição do Operador de Estação de Controle de Dopagem?

O Operador de Estação de Controle de Dopagem auxilia o Gerente de Estação de Controle de Dopagem na execução das providências para o atendimento das necessidades dos atletas e do Oficial de Controle de Dopagem, conforme previsto no Padrão Internacional para Testes e Investigações da Agência Mundial Antidopagem - AMA.

7) O que são as Jornadas ABCD de Formação de Agentes de Controle de Dopagem?

São cursos elaborados e oferecidos pela ABCD para capacitação e reciclagem de Agentes de Controle de Dopagem.

8) Quando acontecem as Jornadas ABCD?

As cinco primeiras edições das Jornadas ABCD de Formação de Agentes de Controle de Dopagem (Oficial de Controle de Dopagem, Oficial de Coleta de Sangue, Líderes de Escolta etc) aconteceram ao longo de 2014. As próximas Jornadas estão previstas para o primeiro semestre de 2015. Fique atento às informações que serão divulgadas em breve neste site: www.abcd.gov.br

9) Os Agentes de Controle de Dopagem formados nas Jornadas ABCD vão trabalhar nos Jogos Rio2016?

Os profissionais que concluíram as Jornadas estão aptos a buscar a Certificação da ABCD que irá exigir a execução de, no mínimo, cinco Controles de Dopagem supervisionados, um exame escrito e um Controle de Dopagem auditado. Caso sejam aprovados, os certificados estarão aptos para se candidatar a trabalhar nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio2016.

10) De que maneira o atleta deve proceder se considerar indevida a conduta adotada por algum profissional responsável pelo Controle de Dopagem?

O atleta deve registrar todas as observações que entender relevantes, inclusive procedimentos e posturas profissionais inadequados, no espaço indicado para este registro no Formulário de Controle de Dopagem.

Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD
Setor de Indústrias Gráficas - SIG, Quadra 04, lote 83
Bloco C, 2º andar, sala 201
Condomínio Capital Financial Center
70610-440 - Brasília DF
Tel: +55 61 3429 6919
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

© 2014 Ministério do Esporte. Todos os direitos reservados.