Perguntas e Respostas
Nessa seção você poderá tirar todas as suas dúvidas sobre a Dopagem no Esporte e também sobre as ações que a compõem.

 

 
 

 

 

Violação das Regras Antidopagem

 

1) Como a Dopagem pode ser detectada?

A Dopagem pode ser detectada por um Resultado Analítico Adverso ou por comprovação de violação de uma regra antidopagem prevista no Código Mundial Antidopagem. Quaisquer meios confiáveis são aceitos para comprovar a Dopagem, inclusive confissões ou testemunhos.

 

 

2) Em quais situações o atleta ou sua equipe técnica estarão cometendo uma violação às regras antidopagem?

O Código Mundial Antidopagem estabelece 10 situações consideradas como casos de Dopagem e violação às regras antidopagem:
1- A presença de uma Substância Proibida, de seus Metabolitos ou Marcadores na Amostra de um Atleta
2- Uso ou Tentativa de Uso de uma Substância ou Método Proibido por um Atleta
3- Fuga, Recusa ou Falha em se submeter à coleta de Amostras
4- Falhas de Localização
5- Fraude ou Tentativa de Fraude de qualquer parte do processo de Controle de Dopagem
6- Posse de uma Substância ou Método Proibido
7- Tráfico ou Tentativa de Tráfico de uma Substância ou Método Proibido
8- Administração ou Tentativa de Administração a um Atleta Em-Competição de qualquer Substância ou Método Proibido, ou Administração ou Tentativa de Administração a um Atleta Fora-de-Competição de qualquer Substância ou Método proibido Fora-de-Competição
9- Cumplicidade
10- Associação Proibida
 

3) Apenas atletas poderão sofrer punição?

Não. A co-responsabilidade dos agentes esportivos e de toda a equipe de apoio do atleta pode ser punida, desde que devidamente comprovada.

4) Apenas atletas poderão sofrer punição?

Não. A co-responsabilidade dos agentes esportivos e de toda a equipe de apoio do atleta pode ser punida, desde que devidamente comprovada.

5) Que punições podem resultar de um Controle de Dopagem com Resultado Analítico Adverso?

As punições variam entre penas, multas e até mesmo banimento do Esporte. A partir de 1º de janeiro de 2015, com a entrada em vigor do novo Código Mundial Antidopagem, a punição para o atleta pode chegar a quatro anos de suspensão das competições em qualquer tipo de modalidade esportiva, e não apenas naquela onde a Dopagem aconteceu, em caso de primeira infração.

6) E se o atleta utilizar uma substância ou método proibido sem intenção, ele poderá sofrer conseqüências assim mesmo?

Sim. O atleta é responsável por tudo que entra em contato com seu corpo. Por isso a ABCD, com o apoio da Agência Mundial Antidopagem – AMA , desenvolve um trabalho permanente de prevenção e educação, fornecendo orientações importantes em seu site e outros meios de comunicação para que não ocorram casos de Dopagem por falta de informação.

World Anti-Doping Agency - WADA na sigla em inglês

 

7) Se o médico receitar um medicamento com substância proibida o atleta sofrerá punição?

Sim. O atleta tem a obrigação de comunicar a seu médico a necessidade de seguir as restrições impostas pela da Lista de Substâncias e Métodos Proibidos da AMA, assim como os direitos relativos à solicitação de Autorização de Uso Terapêutico – AUT.

8) Um treinador ou um médico que ajude ou induza um atleta a tomar substâncias proibidas pode sofrer punições?

Sim. O fato de ajudar ou induzir um atleta na utilização de substâncias ou métodos proibidos é considerado como uma violação grave das regras antidopagem e acarretará punições conforme o caso.

9) É fácil para um atleta sujeito a um Controle de Dopagem evitar um resultado positivo por meio da utilização de uma amostra de urina de outra pessoa?

Não. O atleta é acompanhado permanentemente durante todo o processo de controle, desde o momento em que é notificado até a saída da Estação de Controle de Dopagem. O fornecimento da amostra ocorre sempre sob observação direta do Agente de Controle de Dopagem, o que impossibilita a troca da amostra de urina.

Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD
Setor de Indústrias Gráficas - SIG, Quadra 04, lote 83
Bloco C, 2º andar, sala 201
Condomínio Capital Financial Center
70610-440 - Brasília DF
Tel: +55 61 3429 6919
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

© 2014 Ministério do Esporte. Todos os direitos reservados.