Perguntas e Respostas
Nessa seção você poderá tirar todas as suas dúvidas sobre a Dopagem no Esporte e também sobre as ações que a compõem.

 

 
 

 

 

Autorização de Uso Terapêutico – AUT

 

1) O que é uma Autorização de Uso Terapêutico?

É a autorização com validade pré-determinada que o atleta precisa solicitar à ABCD caso necessite utilizar um medicamento que possua substância proibida por razões terapêuticas; desde que não exista uma opção de tratamento alternativo ou desde que obedeça a todos os critérios que estão presentes no Padrão Internacional para Autorização de Uso Terapêutico da Agência Mundial Antidopagem – WADA-AMA.

2) Se um medicamento é proibido, isto significa que não posso tomá-lo?

O consumo de uma substância proibida sem a Autorização de Uso Terapêutico – AUT válida e emitida pelo órgão competente, constitui violação do Código Mundial Antidopagem. Isso significa que você, atleta, só pode tomar um medicamento que contenha substância proibida em sua composição depois de solicitar e obter uma AUT.

3) O meu médico tem o dever de perguntar se sou atleta sempre que me prescreve um medicamento contendo uma substância proibida?

Não. O atleta é que tem a obrigação de informar ao seu médico sobre as restrições impostas pelo Controle de Dopagem.

4) O que devo fazer se o único medicamento adequado para tratar a minha doença contém uma substância proibida?

Solicite uma Autorização de Uso Terapêutico – AUT. O seu pedido será analisado por uma Comissão de AUT, que é uma comissão de médicos preparada para cumprir os critérios de permissão para autorização. O Código Mundial Antidopagem reconhece o direito de os atletas realizarem o melhor tratamento em caso de doença.

5) O que posso fazer para evitar um caso positivo motivado pela utilização de um medicamento?

Informe ao seu médico sobre as regras antidopagem e apresente a ele a Lista de Substâncias e Métodos Proibidos da Agência Mundial Antidopagem – AMA . Caso ele não garanta que o medicamento está livre de substâncias proibidas, procure um médico especialista em Medicina Esportiva.

 

 

6) Como faço para obter uma AUT?

Entre em contato com sua Federação Internacional ou com a ABCD ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ) para conhecer os procedimentos e critérios da Autorização de Uso Terapêutico – AUT.

7) Para qual entidade devo solicitar a AUT?

Se você pertence ao Grupo Alvo de Testes da Federação Internacional ou se vai participar de uma competição internacional deve solicitar a Autorização de Uso Terapêutico – AUT a esta entidade. Se você pertence ao Grupo Alvo de Testes da ABCD ou se participa apenas de competições nacionais, deve solicitar a AUT à ABCD.  Mais informações sobre o assunto, clique aqui.

 

 

8) Eu tenho uma AUT concedida pela ABCD e vou participar de uma competição internacional. Esta AUT é válida?

Não. A AUT deve ser validada por sua Federação Internacional ou pela Organização de Grandes Eventos.

9) E se eu tenho uma AUT concedida pela ABCD e sou informado que passei a compor o Grupo Alvo de Testes da minha Federação Internacional?

Você deve validar a AUT com sua Federação Internacional.

10) O que devo fazer se no decurso de uma emergência médica não tiver tempo ou oportunidade para verificar se os medicamentos que necessito contêm substâncias proibidas?

Consultar imediatamente seu médico para que ele solicite à ABCD uma Autorização de Uso Terapêutico em caráter emergencial caso se conclua que os medicamentos prescritos contêm substâncias proibidas.

11) Se adoecer e a minha próxima competição estiver programada para daqui a duas semanas, quanto tempo demorará a eliminação do medicamento do meu organismo?

Vai depender de uma série de fatores como a natureza da substância, a quantidade administrada, o metabolismo individual de cada atleta e outras variáveis. Por isso antes de tomar qualquer medicação você deve sempre consultar seu médico.

12) Se eu não estiver em competição e adoecer, posso tomar medicação sem me preocupar?

Não. Você deve sempre consultar a Lista de Substâncias e Métodos Proibidos e, se necessário, solicitar uma Autorização de Uso Terapêutico – AUT , pois nesse período pode acontecer um Controle Fora-de-Competição.

Therapeutic Use Exemption – TUE na sigla em inglês

 

13) Qual o caminho para obter uma AUT?

No site www.abcd.gov.br estão disponíveis todas as informações e formulários necessários à obtenção da AUT.

14) Se a utilização de um medicamento é autorizada no meu país, posso utilizar a mesma marca adquirida no estrangeiro?

Não. Determinados medicamentos fabricados em diferentes países, apesar de terem o mesmo nome, podem ter composições ligeiramente diferentes.

15) Atletas com alguma deficiência física podem utilizar quaisquer medicamentos de que precisam?

Não. Os atletas com deficiência física estão sujeitos à mesma Lista de Substâncias Proibidas e podem recorrer a uma Autorização de Uso Terapêutico – AUT, caso necessitem.

16) A AUT é concedida automaticamente?

A AUT não é concedida automaticamente e tem prazo de validade pré-estabelecido. A Comissão de AUT formada por médicos especializados só concederá a AUT se estiverem atendidos os critérios de autorização descritos no Padrão Internacional para AUT da Agência Mundial Antidopagem – AMA .

World Anti-Doping Agency - WADA na sigla em inglês

 

Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD
Setor de Indústrias Gráficas - SIG, Quadra 04, lote 83
Bloco C, 2º andar, sala 201
Condomínio Capital Financial Center
70610-440 - Brasília DF
Tel: +55 61 3429 6919
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

© 2014 Ministério do Esporte. Todos os direitos reservados.